Elections

Covid-19 impede centenas de pessoas de votarem em eleições regionais da Espanha

Por Nathan Allen

MADRI (Reuters) – Cerca de 450 pessoas que foram diagnosticadas com coronavírus recentemente não poderão votar nas eleições das regiões espanholas da Galícia e do País Basco no domingo, disseram autoridades nesta sexta-feira.

“Pessoas com infecções ativas de coronavírus, ou seja, PCR positivo nos 14 dias anteriores… não podem participar das atividades pessoalmente”, disse a chefe de saúde regional basca, Nekane Murga, a repórteres. “Elas não podem votar”.

Há cerca de 200 casos deste tipo na região, disse ela, e aqueles que aguardam resultados de exames de coronavírus também estão proibidos de sair de casa até poderem descartar uma infecção, acrescentou.

Na Galícia, há 259 pessoas com casos ativos do vírus que não podem sair de casa para votar, disseram autoridades locais.

“Isto é extremamente problemático, e mais, é muito revoltante, porque poderia ter sido previsto”, tuitou o cientista político Pablo Simon.

Autoridades galegas e bascas não especificaram se e quais mecanismos serão usados para impedir que pessoas infectadas votem.

Embora o voto pelo correio seja uma opção nas duas eleições, as autoridades não souberam dizer quantas pessoas confinadas fizeram arranjos para participar desta forma.

As duas regiões haviam agendado seus pleitos para abril, mas os adiaram para 12 de julho depois que o país entrou em isolamento no início de março.

As restrições nacionais foram afrouxadas no dia 21 de junho, mas um aumento súbito de surtos assustou as autoridades e desencadeou isolamentos locais na Galícia, no País Basco e na Catalunha.

Comparada com os 632 casos de Madri, a segunda região mais atingida da Espanha, a Catalunha se tornou o novo epicentro do vírus no país com seus mais de 2.600 casos diagnosticados na semana passada.

O líder regional, Quim Torra, anunciou na quarta-feira o uso obrigatório de máscaras, mesmo quando se puder manter uma distância segura, uma medida seguida por regulamentações semelhantes nas Ilhas Baleares e em Extremadura.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG691MJ-BASEIMAGE

To Top