Celebridades

Golfinhos estão de volta ao rio Tejo em Lisboa

LISBOA (Reuters) – Em meio a momentos difíceis provocados pela pandemia do novo coronavírus, uma vista está motivando sorrisos em Portugal: golfinhos brincando às margens do rio Tejo, em Lisboa.

“Eu sempre amei golfinhos”, escreveu um internauta em suas mídias sociais, maravilhado diante de um vídeo compartilhado online em que golfinhos pulavam para fora da água. “É ótimo vê-los de perto e no nosso próprio rio Tejo!”

Embora os golfinhos sejam avistados no Tejo desde a época romana, a frequência das visitas não é mais a mesma, de acordo com um relatório de 2015 da Sea School e da Marine Science Association em Lisboa.

Mas, nos últimos dois meses, as mídias sociais ganharam vida com vídeos e imagens de golfinhos compartilhados por quem teve a sorte de vê-los pulando das ondas.

“Com a melhoria da qualidade das águas estuarinas, o rio tem vindo a ganhar nova vida, e esta simpática família de golfinhos tem sido avistada várias vezes durante o último mês”, escreveu a Câmara Municipal de Lisboa no Facebook.

A pandemia interrompeu o fluxo de navios de cruzeiro e menos balsas atravessaram o rio.

Mas o biólogo marinho Francisco Martinho, especialista em golfinhos, disse que há mais na história.

“Não é porque o rio se tornou mais pacífico que os golfinhos passam mais tempo lá”, afirmou Martinho. “É porque há mais peixe do que o habitual para eles comerem.”

Martinho disse que não está claro por que mais peixes foram encontrados nas águas, acrescentando que os golfinhos provavelmente partirão em alguns meses se o peixe acabar.

“É um momento difícil para todos, mas algo de bom aconteceu”, comentou um usuário do Facebook em imagens dos mamíferos compartilhadas online.

(Por Catarina Demony e Victoria Waldersee)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG6919V-BASEIMAGE

To Top