Central America

México desiste de campanha para OCDE e busca comandar OMC

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Ángel Gurría, afirmou nesta sexta-feira que não buscará reeleição, em movimento com aparente objetivo de aumentar as chances de o candidato do México comandar a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em resposta ao anúncio, o Ministério das Relações Exteriores do México disse que o país estava comprometido em defender o multilateralismo como prioridade política.

“Ángel Gurría anunciou que não buscará a reeleição na OCDE, mas o México está promovendo a candidatura do Dr. Jesús Seade para liderar a OMC”, disse um porta-voz. “Ele tem o perfil necessário, após a negociação bem-sucedida da USMCA, para avançar com os desafios presentes e futuros da OMC.”

Seade, que liderou a equipe do seu governo na conclusão das negociações do acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), está atualmente em Genebra e provavelmente apresentará sua candidatura ao organismo na próxima semana.

Oito candidatos estão disputando o mais alto posto. Com três dos últimos seis diretores-gerais provenientes da Europa e outros de Tailândia, Brasil e Nova Zelândia, a pressão tem aumentando para a escolha de um líder da África.

Gurría disse no Twitter que continuará no posto até junho de 2021.

(Por Frank Jack Daniel)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG691N3-BASEIMAGE

To Top