Cultura

Juliana Lohmann faz relato sobre estupro que sofreu aos 18 anos e violência doméstica

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz Juliana Lohmann, 30, compartilhou dois episódios inesquecíveis de sua vida em uma recente publicação à revista Claudia. A artista carioca contou que foi estuprada por um cineasta há doze anos e também relatou ter vivido um relacionamento abusivo com violências domésticas.
“Falar sobre o estupro que vivi aos 18 anos e as agressoes provenientes de uma relacao abusiva de tempos depois e resultado de um processo muito longo de elaboracao. Sao acontecimentos que habitam meu intimo de maneira muito profunda e constituem grande parte da mulher que me torno a cada dia”, escreveu Lohmann em suas redes sociais.
Segundo ela, as memórias perduraram por muito tempo no silêncio e na dúvida, mas o isolamento social causado pela pandemia a fez reencontrar coragem para expor o que viveu ao longo dos últimos anos. “Meu desejo, ao expor esse relato pessoal, e de denuncia”, declarou.
Com intuito de encorajar mulheres a fazerem o mesmo, além de dar luz e visibilidade as causas, Lohmann conta que sua atitude foi motivida pela força da certeza de que não pode mais se calar. “Precisamos falar sobre as estruturas de opressao sob as quais as mulheres estao submetidas, sobre o machismo, sobre violencia domestica, sobre relacionamento abusivo, sobre estupro”, escreveu a atriz.
RELATO Em seu texto publicado pela revista Claudia nesta terça-feira (13), Juliana Lohmann contou com detalhes quando foi violentada sexualmente por um diretor de cinema, cuja a identidade ela não revelou. Ela tinha apenas 18 anos quando morava no Rio de Janeiro e tinha o sonho de trabalhar nas telonas, já que desde os 11 anos fazia novelas -entre os seus trabalhos estão “O Beijo do Vampiro” (Globo), “Vidas Opostas” E “Chamas da Vida”(Record TV).
“Era em São Paulo e eu sou do Rio. Perguntei se podia levar minha mãe. Não, ele não poderia pagar a passagem (…) Me instalei no quarto do hotel e, em seguida, a convite dele, nos encontramos em seu apart, no último andar desse mesmo hotel. (…) Ele me enganou, me drogou e me estuprou, violando minha dignidade sexual e deixando marcas que carregarei pro resto da vida”, contou.
Em seguida, a atriz relatou o relacionamento abusivo que sofreu com um ex-namorado, cujo nome ela também não revelou. Além da violência física ela diz ter sofrido violência psicológica. “Qualquer ação ou inação minha podia desencadear uma situação perigosa. Ele dizia que ia me matar, me machucava, depois dizia que ia se matar. (…) Tinha medo de morrer”.
De acordo com a atriz, ela passou doze anos na dúvida se realmente o teste para o papel existia e hoje percebe que foi enganada e estuprada. Em relação ao seu antigo namoro, até hoje sofre consequências tanto físicas como psicológicas.
“No término da relação, descobri que estava com uma DST. Eu só havia transado com ele durante a nossa relação. Na época, a ginecologista me disse que por causa disso talvez fosse difícil engravidar por vias naturais, caso um dia eu quisesse. Até hoje não se sabe até que ponto minhas trompas foram obstruídas.”
APOIO Após a publicação, Juliana Lohmann recebeu diversas mensagens de apoio e carinho, tanto de internautas como de celebridades. Entre elas, Monica Iozzi escreveu um recado para a atriz: “Obrigada por compartilhar sua história conosco, Ju. Admiro sua coragem, sua força, sua doçura e sororidade. Estamos juntas!”.
A atriz Pathy de Jesus também fez questão de agradecer a coragem de Lohmann. “Te admiro demais! Ainda mais”, escreveu nos comentários da publicação.
As atrizes Day Mesquita, Maytê Piragibe, Débora Nascimento, Giselle Batista, Fabiula Nascimento, Marcella Rica, Lua Blanco, a escritora Djamila Ribeiro, e a candidata à vice-presidência em 2018 Manuela D’Ávila (PCdoB), também apoiaram a atitude da atriz.

To Top