Cultura

Morre aos 75 anos a fotógrafa Vânia Toledo, em São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A fotógrafa Vânia Toledo morreu, aos 75 anos, na madrugada desta quinta-feira (16), após dois dias internada no hospital Santa Casa da Misericórdia, em São Paulo, devido a complicações causadas por uma infecção urinária.
Thiago Avellar, sobrinho da fotógrafa, informou que ela chegou ao hospital com infecção urinária, que depois se tornou generalizada e causou três arritmias cardíacas.
Vânia Toledo ficou conhecida por registrar cenários da noite paulistana e fotografias de corpos nus. Nascida em Paracatu, a artista estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 1973, trabalhou na editora Abril, publicou quatro livros e realizou uma série de exposições.
A artista também fotografou diversas pessoas famosas dentro e fora do Brasil. Em “Homens”, lançado em 1980, seus amigos -alguns famosos, como Caetano Veloso e Ney Matogrosso- tiraram a roupa diante da lente de sua Nikon.
“Eu fiquei muito tímida diante de Warhol, porque ele tinha maquiagem, peruca, era um homem ‘fake’, mas de ousadia estética enorme”, disse Toledo ao jornal Folha de S.Paulo em 1978, contando detalhes de quando fotografou seu maior ídolo, Andy Warhol, considerado ícone da pop art. “Ele me ensinou a liberdade de fotografar com uma câmera qualquer para fazer algo que você possa mostrar com orgulho.”
Toledo deixa um filho, Juliano, de 47 anos. O velório da fotógrafa acontecerá na quinta (16), às 16 horas, no Crematório Bosque da Paz, na cidade de Vargem Grande Paulista.

To Top