Benefícios

Dificuldade para se aposentar no INSS

Dificuldade para se aposentar no INSS. A autônoma Cilmara Martins Pina, 64 anos, diz que deu entrada no pedido de aposentadoria por idade em março de 2019, mas que a solicitação ainda está em análise pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

“Já tinha 15 anos de contribuição, somando o tempo trabalhado com carteira assinada e como autônoma.”

Detran e INSS contra fraudes em benefícios

Quem entrou com pedido de aposentadoria antes da reforma da Previdência pode ter o benefício por idade. Nesse caso, é exigida idade mínima de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres). Para ambos, o mínimo de contribuição é de 15 anos.

A vendedora de bolos Cilmara Martins Pina, 64 anos, reclama que o INSS não aceita comprovação de tempo de contribuição: “Mesmo com todos os documentos, eles recusam e o protocolo não sai do lugar”   – Martha Salomão/Folhapress

Cilmara diz que, ao ingressar com o pedido no INSS, solicitou a inclusão de tempo trabalhado na prefeitura no Cnis (Cadastro Nacional de Informações).

“Não aceitaram e, em julho, inseri o tempo que faltava por meio de recurso. O pedido foi para a Ceab [Central de Análise de Benefícios] em setembro e, desde então, está em análise.”

A autônoma, que vende doces e bolos como fonte de renda, reclama que o INSS “sempre pede algo diferente” do segurado.

“Mesmo com os documentos, eles recusam e o protocolo não sai do lugar. O tempo vai passando e já vai fazer dez meses. Peço que me ajudem a conseguir minha aposentadoria.”1 9

Quem espera no INSS a aposentadoria tem benefícios

Confira as respostas às principais dúvidas dos trabalhadores sobre o INSS

Como contribuir para o INSS? Quem trabalha por conta própria precisa fazer inscrição como contribuinte individual. 

INSS não dá prazo para análise

Em nota, o INSS diz que o pedido de aposentadoria da leitora foi negado em julho de 2019 por “falta de carência”, mas não dá um prazo para análise.

“Em consulta aos nossos sistemas, verificamos que a segurada protocolou recurso por não concordar com o indeferimento do seu benefício. O processo está na 13ª Junta de Recursos e aguarda julgamento. A segurada pode acompanhar pelo site Meu INSS (gov.br/meuinss).” 

Pedidos no INSS aguardam documentação

To Top