Europe

EUA e Rússia realizarão primeiras negociações sobre segurança espacial desde 2013

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos e a Rússia vão realizar na próxima semana suas primeiras conversações bilaterais formais sobre segurança espacial desde 2013, após uma alegação dos EUA de que a Rússia testou arma antissatélite no espaço neste mês, disse uma autoridade norte-americana na sexta-feira.

Washington espera promover normas de comportamento responsável no espaço, afirmou o secretário de Estado adjunto dos EUA para segurança internacional e não-proliferação, Christopher Ford, pedindo uma maior estabilidade, previsibilidade e ferramentas de gestão de crise.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que as negociações ocorrerão na segunda-feira em Viena.

Ford disse a repórteres que os Estados Unidos acreditam que Rússia e China já transformaram o espaço em “um domínio de guerra”, observando que o Comando Espacial dos EUA disse ter evidências de que a Rússia testou uma arma antissatélite no espaço em 15 de julho.

“O que eles estão fazendo é sinalizar para o mundo que são capazes de destruir satélites em órbita com outros satélites, ao que parece. Isso é algo muito perturbador, provocativo, perigoso e algo imprudente de se fazer”, afirmou Ford.

“Esperamos poder transmitir essa mensagem a eles e trabalhar de uma maneira melhor para os países mostrarem a devida restrição e comportamento responsável em órbita, porque esse é o tipo de coisa que pode sair do controle e ficar muito mal rapidamente no futuro”, acrescentou Ford.

(Reportagem de Arshad Mohammed e Daphne Psaledakis)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG6N1PE-BASEIMAGE

To Top