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INSS está notificando Segurados com pendências em seus requerimentos

INSS está notificando Segurados com pendências em seus requerimentos. Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fizeram algum requerimento e possuem pendências, começaram a ser notificados pelo órgão, no último dia 15 deste mês. Aplicativo desenvolvido pela Dataprev – Meu INSS – iniciou a notificação automática no visor dos smartphones para todos que tenham a ferramenta instalada. Esses cidadãos também receberão ligações da Central 135 e mensagens de SMS. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Segundo o Instituto, após o recebimento do contato telefônico – que informará quais exigências precisam ser cumpridas, o cidadão deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). A previsão é que quase 325 mil segurados sejam contatados por um atendente.

Segurados com pendencias em requerimentos são notificados pelo INSS(Abre numa nova aba do navegador)

Nesta sexta-feira (16), o INSS ainda alertou que, durante as ligações, o órgão não pede informações pessoais e nem dados de benefícios. “É preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135”, destacou o comunicado. 

Além da notificação pelo Meu INSS e ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível para finalização da análise.

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É possível cumprir exigências pelo Meu INSS

Pelo Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular), é possível cumprir exigências, ou seja, apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

Os cidadãos são comunicados sobre as diversas exigências da solicitação pelo Meu INSS mesmo, e-mail ou por mensagem ‘SMS’.

Como?

Pelo Meu INSS, basta acessar o aplicativo ou site, selecionar ‘agendamentos/solicitações’, localizar o processo, clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’.

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É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Se estiver tudo certo, basta clicar em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados.

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Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.

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