São Paulo

Campanha espacial da Nasa leva o nome da Univesp para Marte

A campanha mundial da Nasa (National Aeronautics and Space Administration) “Send Your Name to Mars” (em tradução livre, “Envie seu nome para Marte”), para engajar a sociedade na exploração espacial, deu a oportunidade a quase 11 milhões de pessoas e instituições de enviar os nomes em um microchip no robô Perseverance, lançado nesta quinta-feira (30) ao quarto planeta a partir do Sol, do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

O dispositivo tem a tarefa de buscar vida em um local que já foi um lago há bilhões de anos. E a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) vai junto nessa missão. A ideia surgiu dos estudantes de Engenharia de Computação do polo de Diadema Alessandro de Santiago, Gerson de Carvalho, Maria Cristina Tessari-Zampieri, Reginaldo Mota e Rogério Missias de Oliveira.

O grupo trabalha em um programa de nanossatélite, um CubeSat, e desenvolve o conceito no Projeto Integrador desse semestre, com a tutoria da doutoranda na área aeroespacial pela Universidade de São Paulo (USP), do campus São Carlos, Fernanda do Nascimento Monteiro e orientação do professor doutor Marcos Antonio Scapin, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

“Temos muito interesse nas pesquisas e atividades espaciais, o que nos faz estar sempre antenados às ações divulgação pela Nasa. Queremos conectar a Univesp aos estudos aeroespaciais”, explica Alessandro de Santiago ao Portal da Univesp.

De acordo com o aluno, a área deve ganhar destaque nos próximos anos devido à missão Artemis, que pretende levar a primeira mulher à Lua em 2024. “Estamos tentando registrar nossa equipe junto ao COBRUF, uma associação privada, influente na educação aeroespacial brasileira, com experiência internacional e reconhecimento da indústria. Espero ter boas notícias em breve”, afirma.

Robô Perseverance

A previsão é de que o pouso em Marte aconteça no dia 18 de fevereiro de 2021. Além de coletar amostras, o robô Perseverance carrega instrumentos para observar a geologia do local e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta.

O post Campanha espacial da Nasa leva o nome da Univesp para Marte apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top