Economia

André Brandão é escolhido para presidência do Banco do Brasil, diz fonte

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA (Reuters) – O executivo André Brandão será o novo presidente do Banco do Brasil, segundo uma fonte da área econômica do governo que falou à Reuters neste sábado sob condição de sigilo.

A escolha acontece cerca de uma semana depois do então presidente Rubem Novaes entregar a carta de demissão.

Segundo a fonte, Brandão já teria aceito o convite. “Ele tem um perfil ‘a lá’ Roberto Campos Neto. É jovem e tem uma cabeça pronta para dinamizar, modernizar e digitalizar o banco”, afirmou a fonte, em referência ao presidente do Banco Central.

“Além disso, é um banqueiro experiente, competente, técnico, discreto e apolítico”, acrescentou o interlocutor.

Procurado, o Ministerio da Economia disse que ainda não poderia confirmar o nome do novo comandante do BB.

Brandão tem cerca de duas décadas de experiência no mercado financeiro e já passou por bancos como HSBC , Citi e outros. O ex-presidente do BB Rubem Novaes deve assumir uma função no Ministério da Economia.

Mais ceso, a mídia local, incluindo os jornais Valor Econômico e O Globo, informou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deu sinal verde à nomeação de Brandão, mas o anúncio oficial não seria realizado nos próximos dias.

Para cargo no banco estatal, o governo vinha procurando por executivos com formação em finanças e tecnologia para lidar com uma concorrência mais acirrada entre bancos e fintechs.

(Com reportagem adicional de Jamie McGeever e Carolina Mandl)

To Top