Benefícios

Confira como obter no INSS o CNIS

Confira como obter no INSS o CNIS. Quando o assunto é aposentadoria, o trabalhador é bombardeado de informações – em casa, no trabalho, nas rodas de amigos, nas redes sociais, em todos os lugares. Mas será que essas informações são confiáveis? Elas estão baseadas nas novas leis? Quem dá esta informação sabe o que está falando? Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O primeiro passo para saber quando vai se aposentar é juntar todos os papéis que irão formar o processo da aposentadoria. Veja abaixo.

Saiba como evitar o golpe do benefício FGTS(Abre numa nova aba do navegador)

Histórico de trabalho e de contribuições

O trabalhador pode começar pegando o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no site oficial da Previdência, o Meu INSS.

Apesar de ser oficial, no CNIS tem uma mensagem que diz que as informações podem ser alteradas a qualquer momento pelo INSS e pelo segurado. Então, tem que comparar tudo direitinho para saber o que está certo e depois corrigir o que não está.

Detalhe: a aposentadoria vai ser analisada conforme o CNIS. Então, tem que estar tudo certo.

IR: Como tirar o extrato para declarar aposentadoria do INSS?(Abre numa nova aba do navegador)

Quanto tempo já contribuiu

Com os documentos em mãos, o trabalhador tem que fazer uma contagem do tempo de serviço e apurar quanto tempo já contribuiu.

Nesta contagem pode ser incluído o tempo que está na carteira de trabalho e nos carnês de contribuição, bem como aqueles que o INSS não aceita, mas podem ser recuperados.

Bolsa Família pode ser cancelado? Saiba o que fazer para evitar(Abre numa nova aba do navegador)

Quando vai se aposentar

Com o resultado desta contagem de tempo de serviço, é possível fazer uma projeção e definir quanto tempo falta para a aposentadoria.

Como são várias as espécies de benefícios – por idade, tempo de contribuição, especial, de professor, dentre outras –, o tempo apurado nesta simulação vai servir para se ter uma ideia de quando cada um desses benefícios vai ser conquistado.

Qual é o valor médio das contribuições

Quando tiver certeza de quais são os benefícios que podem ser conquistados, o trabalhador terá que saber qual é o valor médio das contribuições que fez.

O cálculo é feito com base nas contribuições desde julho/1994 até a data da aposentadoria. Quem tem direito adquirido à aposentadoria até 12/11/2019 (data da Reforma da Previdência) poderá excluir 20% das menores contribuições.

Nesta hora, pode-se descobrir que algumas contribuições não foram feitas ou foram feitas com valor errado. Tudo pode ser corrigido e quanto mais cedo isso for feito, menos problemas o trabalhador terá na hora da aposentadoria.

Quem terá o novo direito da Pensão por morte no INSS(Abre numa nova aba do navegador)

Qual aposentadoria é mais favorável?

Cumpridas todas essas fases: levantamento de todos os contratos de trabalho, de todas as contribuições e dos períodos informais que podem ser recuperados, bem como sabendo todas as informações de quanto tempo já contribuiu, quando vai se aposentar e qual é o valor médio das contribuições, o trabalhador pode mesclar todas essas informações e fazer as combinações de qual aposentadoria é mais vantajosa.

To Top