Agro

Emater vê maior parte das lavouras de trigo do RS em germinação e desenvolvimento

SÃO PAULO (Reuters) – A maior parte das lavouras de trigo 2020 do Rio Grande do Sul está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, favorecida pela elevação das temperaturas e predomínio de sol na região nos últimos dias, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.

Segundo boletim conjuntural da órgão ligado ao governo gaúcho, 98% das lavouras do cereal no Estado passam pela etapa de germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto os demais entraram em floração (2%).

“Em geral, os cultivos se apresentam bem implantados e com bom estande de plantas”, disse a Emater, acrescentando que as geadas ocorridas em algumas áreas do Estado não afetaram significativamente os cultivos na última semana.

“Na segunda metade (da semana), a elevação das temperaturas e o predomínio de sol no Estado favoreceram o desenvolvimento do trigo”, afirmou a entidade.

Em igual período da safra anterior, 97% das lavouras passavam por germinação e desenvolvimento germinativo. Na média histórica de cinco anos, o índice atinge os 98%, em linha com o verificado na atual safra.

As estimativas iniciais da Emater para a temporada, publicadas em junho, apontavam para uma safra de 2,19 milhões de toneladas neste ano.

(Por Gabriel Araujo)

To Top