Agro

Açúcar bruto fecha em queda após tocar máxima de 5 meses; café arábica também recua

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto e café arábica negociados na ICE fecharam em queda nesta sexta-feira, depois que uma recuperação do dólar ajudou a conter as altas que ambos os produtos vinham registrando recentemente.

AÇÚCAR

* O contrato outubro do açúcar bruto fechou em queda de 0,27 centavo de dólar, ou 2,1%, a 12,67 centavos de dólar por libra-peso, depois de atingir uma máxima de cinco meses (13,00 centavos) no início da sessão.

* Operadores disseram que as perspectivas de queda de produção na Tailândia e México, acompanhadas de uma firme demanda asiática, podem estar criando um panorama com fundamentos mais positivos para o mercado.

* “O rali está gerando algumas reavaliações dos fundamentos do açúcar. E nós acreditamos que há algumas questões de produção bem no radar, incluindo a possibilidade cada vez maior de que a produção da Tailândia fique bem abaixo da capacidade novamente”, disse o analista do Commonwealth Bank of Australia, Tobin Gorey, em nota.

* A consultoria StoneX estimou na quinta-feira o balanço global de oferta de açúcar em 2020/21 (outubro-setembro) em um déficit de 1,3 milhão de toneladas, ante previsão de excedente de 500 mil toneladas em junho.

* O açúcar branco para outubro recuou 5,40 dólares, ou 1,4%, para 372,30 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato dezembro do café arábica fechou em queda de 1,05 centavo de dólar, ou 0,9%, a 1,179 dólar por libra-peso, afastando-se ainda mais da máxima de quatro meses (1,2890 dólar) registrada na quarta-feira.

* Um corretor de Chicago disse que, apesar da disparada recente nos preços, há um grande excedente de oferta chegando ao mercado, já que o consumo provavelmente continuará abaixo do nível do ano passado.

* Ele afirmou que o real desvalorizado mantém os preços atrativos para os produtores do Brasil, o que torna improvável que a safra do próximo ano fique muito abaixo da atual.

* O café robusta para novembro avançou 10 dólares, ou 0,7%, para 1.363 dólares por tonelada.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG761L9-BASEIMAGE

To Top