Benefícios

Quem precisa fazer a prova de vida para manter o benefício?

Quem precisa fazer a prova de vida para manter o benefício? O INSS suspendeu a prova de vida até 30 de setembro, em razão das medidas de combate à Covid-19. No entanto, o prazo não vale para quem estava com o benefício suspenso em março deste ano. Neste caso, o aposentado ou pensionista tem que ir ao banco regularizar o benefício antes que ele seja cancelado. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

É preciso comparecer à agência onde recebe o benefício e apresentar um documento de identificação, com foto, para provar que está vivo e ter o pagamento restabelecido.

Quem está nesta situação, tem mais de 60 anos e não pode ir ao banco porque está doente ou com dificuldade de locomoção pode fazer o recadastramento por meio de um representante legal. Até o fim do estado de calamidade, não é necessário que o procurador esteja cadastrado no INSS.

Caso não tenha um representante, o aposentado pode nomear um em um cartório, que não suspendeu os atendimentos. Munido da procuração, o representante deve ir ao banco onde o pagamento do INSS é feito e recadastrar a senha para o saque do benefício.

Se o benefício foi bloqueado por alguma exigência, o segurado deve enviar a documentação pelo Meu INSS, site ou aplicativo. Durante a pandemia, o INSS dispensa a autenticação das cópias de alguns documentos, como certidões de nascimento, casamento ou óbito.

Benefício cessado
Após seis meses sem comprovação de vida, porém, o benefício é cessado definitivamente. Para reativar o pagamento o segurado terá de fazer a solicitação pelo Meu INSS e esperar a reabertura das agências do INSS. O atendimento nos postos está previsto para ser retomado, gradualmente e com hora marcada, no dia 24 de agosto.

To Top