Agro

Liberação de água por usinas permite navegação de barcaças com grãos do Paraguai

ASSUNÇÃO (Reuters) – Mais de uma centena de barcaças com 115 mil toneladas de grãos do Paraguai começaram a navegar nesta terça-feira pela região, graças a um despejo excepcional de água das usinas binacionais de Itaipu e Yacyretá para a elevação do nível do rio Paraná, informou o governo do país.

O Paraná, um rio fundamental para o transporte de grãos na América do Sul, registra uma seca histórica neste ano, o que impactou a movimentação dos produtos do Paraguai, país que ocupa o quarto lugar entre os maiores exportadores de soja do mundo.

A operação é a segunda realizada no ano, depois de uma medida similar tomada em maio, que permitiu a passagem de 170 barcaças com 238 mil toneladas de produtos agrícolas, disse o vice-ministro de Relações Econômicas do Paraguai, Didier Olmedo.

A medida foi realizada pela coordenação com os governos de Brasil e Argentina, coproprietários das usinas junto com o Paraguai, e terá um impacto de 45 milhões de dólares no comércio exterior paraguaio, segundo o presidente Mario Abdo, que acompanhou o evento por meio de uma videoconferência.

“Sem esse consenso, seria impossível permitir que a produção nacional chegasse aos grandes mercados”, disse Abdo.

Olmedo explicou que as hidrelétricas vão descarregar volumes excepcionais de água para permitir a saída das embarcações, sem que isso afete seus funcionamentos regulares. Ele acrescentou que a operação também permitirá a chegada de produtos importados, como fertilizantes, combustíveis e outros derivados de petróleo.

(Reportagem de Daniela Desantis e Mariel Cristaldo)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7A1IS-BASEIMAGE

To Top