Asia

Produção de refinarias da China atinge novo recorde mensal em julho

Por Chen Aizhu e Muyu Xu

PEQUIM/CINGAPURA (Reuters) – A produção de refinarias de petróleo da China registrou salto de 12% em julho na comparação com mesmo mês do ano passado, atingindo o maior nível da história para um único mês, à medida que diversas unidades estatais retomaram operações após paradas para manutenção.

A China processou 59,56 milhões de toneladas de petróleo no mês passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas. O volume equivale a 14,03 milhões de barris por dia (bpd).

No acumulado dos primeiros sete meses de 2020, foram processadas 378,65 milhões de toneladas de petróleo –ou cerca de 12,98 milhões de bpd, alta de 2,3% em relação a igual período do ano passado.

Duas importantes unidades da Sinopec –Zhenhai e Tianjin– e uma planta da PetroChina em Dalian retomaram operações após meses paralisadas.

No entanto, o elevado processamento ocorre em meio a uma desaceleração na demanda por diesel e gasolina, diante de graves enchentes registradas em boa parte de julho em províncias banhadas pelo rio Yangtze, o que resulta em um excesso de estoques e aponta para possíveis cortes de produção à frente.

O nível de atividade de refinarias independentes na China já recuou para cerca de 70% neste mês, ante cerca de 80% no mês passado, segundo a consultoria Longzhong.

“Os estoques estão enormes, perto dos níveis mais altos vistos em fevereiro, quando o país foi mais fortemente afetado pelo coronavírus. As enchentes interromperam o tráfego nas estradas e desaceleraram construções”, disse Wang Zhao, analista sênior do Sublime Information Group.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG7D1HS-BASEIMAGE

To Top