Benefícios

Durante pandemia veja como está o atendimento no INSS

Durante pandemia veja como está o atendimento no INSS. As agências da Previdência Social permanecerão fechadas até 24 de agosto devido à quarentena de combate à pandemia de Covid-19. Até lá, os segurados do INSS continuarão dependendo do atendimento a distância para solicitar ou manter seus benefícios. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Enquanto a retomada presencial não ocorre, o INSS continua recebendo pedidos e comunicando aos segurados concessões e indeferimentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios por meio da internet, principalmente pelo aplicativo Meu INSS, e por meio da Central 135.

Alguns serviços que só podem ser prestados com a presença do segurado estão suspensos, como ocorre com o recadastramento anual da senha, também chamado de prova de vida.

Confira os Benefícios pagos pelo INSS durante pandemia(Abre numa nova aba do navegador)

O segurado que estava com o seu benefício ativo em março não precisará ir ao banco para recadastrar a senha até, pelo menos, 30 de setembro. O INSS pode prolongar o período, embora isso não esteja previsto.

A entrega de documentos complementares nas agências, chamada de cumprimento de exigências, também teve seu prazo de 30 dias suspenso. Mas o serviço continua sendo possível por meio do envio de cópias digitalizadas pelo Meu INSS.

Aposentadoria do INSS pode ter valor maior através de revisões(Abre numa nova aba do navegador)

No estado de São Paulo, as agências passaram a receber cópias da papelada em envelopes lacrados. Quem cumpre a exigência reduz a espera pela análise do pedido de benefício.

Serviços que dependem do exame do cidadão por um médico perito, como ocorre na análise de pedidos de auxílios-doença, são impraticáveis enquanto as agências estiverem fechadas. Por isso, o INSS passou a adiantar R$ 1.045 por mês para segurados aprovados em uma análise prévia.

Alistamento militar é prorrogado para setembro: Acompanhe(Abre numa nova aba do navegador)

Para ter o adiantamento, o cidadão precisa enviar pelo Meu INSS a imagem digitalizada do relatório médico atestando a incapacidade para o trabalho.

To Top