Cultura

Atriz de 'Stranger Things' diz que foi expulsa de escola por não conseguir ler

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Maya Hawke, 22, abriu o jogo sobre uma condição que enfrenta desde criança: a dislexia. A atriz, mais conhecida pela personagem Robin na série “Stranger Things” (Netflix), contou que não foi fácil conviver com o distúrbio, que atrapalha a aprendizagem.
“Eu fui, tipo, expulsa da escola por não ser capaz de ler quando era criança”, lembrou durante entrevista à rádio americana NPR. “Fui para uma escola especial para crianças com dificuldades de aprendizagem. E levei muito tempo para aprender a ler, e ainda sou limitada.”
“Foi profundamente difícil estar atrás dos colegas de classe”, dividiu. “A cada ano que passava, eu caía em um grupo de leitura de nível cada vez mais baixo. E outras crianças descobrem. E há o bullying acontecendo.”
Contudo, Hawke avaliou que a doença foi ao mesmo tempo “profundamente difícil” e “uma das grandes bênçãos da minha vida de certa maneira”.
“O que é maravilhoso no mundo de hoje é que existem tantas opções”, avaliou. “Há algo em ter tido uma limitação em relação à minha capacidade de produzir e receber histórias que me deixou ainda mais determinada a amá-las, entendê-las e crescer nelas.”
Além de atriz, a filha dos astros Uma Thurman, 50, e Ethan Hawke, 49, está fazendo a divulgação do primeiro álbum dela como cantora, intitulado “Blush”.
A artista elogiou a forma como os pais conduziram o assunto. “Meus pais fizeram um trabalho maravilhoso em me encorajar a ser criativa”, afirmou.

To Top