Asia

Diretora de Hong Kong descreve “esforço fantástico” para fazer novo filme

Por Hanna Rantala

VENEZA (Reuters) – A diretora Ann Hui descreveu seu “esforço fantástico” para fazer o novo filme “Love After Love” enquanto protestos pró-democracia explodiam em Hong Kong e depois a pandemia global que praticamente interrompeu as viagens.

Hui, de 73 anos, recebeu o prêmio Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra no Festival de Cinema de Veneza na terça-feira. Alberto Barbera, o diretor do festival, a chamou de “uma das diretoras mais respeitadas, prolíficas e versáteis da Ásia”.

Seu novo filme é uma história de amor tortuoso e depravação moral na alta sociedade de Hong Kong antes da Segunda Guerra Mundial. Baseado em um conto de Eileen Chang, é centrado em uma jovem estudante de Xangai que busca a ajuda de uma tia rica.

Ao mudar-se para a casa da ex-concubina temperamental e desiludida, ela é sugada para seu mundo de festas elegantes e relações ambíguas com homens ricos e mais velhos. Ela então se apaixona por um playboy problemático.

“Quando terminamos as filmagens, o movimento de protesto em Hong Kong começou… todos os dias ouvíamos gás lacrimogêneo e até podíamos sentir o cheiro, e eu tinha que voltar para casa todas as noites pelo metrô”, disse Hui.

Depois de cinco meses trabalhando em meio aos protestos, a pandemia complicou o trabalho de pós-produção, deixando a equipe dependente de reuniões por zoom.

“Quase não conseguíamos nos reunir, e foi, como chamar isso? Esforço fantástico.”

“É uma espécie de exemplo comovente de como as pessoas do cinema trabalham independentemente do fogo cruzado e tudo, e nós tentamos nosso melhor para fazer o filme, apesar das grandes dificuldades.”

(Reportagem de Hanna Rantala)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG871RI-BASEIMAGE

To Top