Benefícios

Documentos que agilizam concessão Aposentadoria no INSS

Documentos que agilizam concessão Aposentadoria no INSS. O INSS afirma que aguarda cerca de 500 mil segurados entregarem documentos para destravar a análise dos seus pedidos. De acordo com advogados consultados pelo Agora, entre as exigências principais do instituto estão a apresentação da carteira de trabalho e do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

O primeiro documento é o que comprova as contribuições ao INSS e o segundo é fundamental para que o trabalhador em atividades nocivas à saúde consiga o direito ao tempo especial.

Justiça liberou para Pai o Auxílio Maternidade do INSS

A solicitação de documentos extras tem ocorrido meses depois do pedido do benefício e outros meses mais podem ser necessários para a análise ser concluída.

Entre os casos analisados pela reportagem com o escritório ABL Advogados está o de uma segurada que conseguiu a concessão da sua aposentadoria por tempo de contribuição após dois cumprimentos de exigências.

Na primeira vez, dois meses após o requerimento inicial, o INSS solicitou um PPP e o comprovante dos pagamentos feitos em atraso. Após fornecer estes documentos, a segurada recebeu outra carta, exigindo a entrega de mais um PPP e a apresentação de seu RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e de suas carteiras profissionais. Só então, no último dia 22 de janeiro, teve a aposentadoria concedida. Seis meses após o requerimento inicial.

MEU INSS já oferece 90 serviços através do site e aplicativo

Já outro segurado pediu a aposentadoria por tempo de contribuição em julho de 2019 e foi notificado em outubro pelo INSS para apresentar o PPP original e a procuração com documentos do seu advogado.

O cumprimento da exigência foi feito em 14 de outubro, cinco dias após a notificação, mas a análise do pedido ainda não foi concluída pelo INSS.
Desde 15 de agosto de 2019, o segurado tem até 75 dias para cumprir as exigências nos pedidos de concessão de benefício. Caso não se manifeste no prazo, seu requerimento pode ser cancelado por desistência.

Fila do INSS faz os aposentados pagarem imposto sem necessidade

To Top