Importância de saber quando sai a Aposentadoria no INSS. Pare e responda sinceramente: “você já sabe quando irá se aposentar?”. Muitas vezes, o “quando vou me aposentar” acaba não sendo uma prioridade dos trabalhadores. Isso porque muitos acreditam que basta apenas contribuir e, quando chegar a hora, solicitar o benefício. Simples assim.

Mas o que muitos segurados não levam em consideração é que é possível planejar a data da sua aposentadoria, escolher qual benefício será mais vantajoso e, ainda, ter uma previsão do quanto poderão receber. Ainda, ter organizados os documentos para aposentadoria e as pendências regularizadas pode fazer toda diferença na hora de encaminhar o pedido ao INSS.

Se você quer saber por que é importante entender quando você vai se aposentar, continue lendo esse conteúdo criado pelos especialistas em aposentadoria da Carbonera & Tomazini Advogados. Boa leitura!

Como a Reforma influenciou a data da aposentadoria do segurado?

Com a Reforma da Previdência, muitas pessoas estão preocupadas sem saber quando poderão receber seu benefício previdenciário de aposentadoria. Isso acontece principalmente para aqueles trabalhadores que estavam próximos de se aposentar quando a lei previdenciária entrou em vigor. Para esses casos, foram criadas as regras de transição.

Como isso afetou a vida dos segurados? Em muitas situações, o segurado precisará contribuir por um tempo maior do que o planejado. Se tiver cumprido os critérios exigidos antes da Reforma, é possível ter o chamado direito adquirido.

Em virtude de todas essas mudanças e de todos os detalhes que podem passar despercebidos ao trabalhador, ter uma aposentadoria planejada antecipadamente pode fazer toda a diferença no futuro.

Cenário atual do INSS

No cenário atual do INSS após a Reforma da Previdência, o trabalhador deve levar em consideração algumas variáveis no momento de requerer o benefício previdenciário, como:

  • idade;
  • tempo de contribuição;
  • as regras de transição.

Outro ponto importante é estar atento à documentação correta para a aposentadoria, para que não fique prejudicado.

Por que é importante saber “quando vou me aposentar”?

Responder à questão “quando vou me aposentar” poderá garantir o benefício previdenciário de aposentadoria mais alto ao segurado.

Muitos segurados recebem valores de aposentadorias que não são satisfatórios e, por não procurarem um especialista no assunto, acabam até perdendo o prazo para requerer a revisão do benefício e, assim, privando-se do direito de receber uma aposentadoria melhor.

Hoje, é muito fácil procurar um advogado online especialista em direito previdenciário, de modo que o segurado não precisa nem sair de casa e consegue resolver tudo a distância, sem gastar dinheiro com locomoção nem tempo.

Poder se planejar

O fato de o trabalhador conseguir realizar um planejamento previdenciário não só permite que ele consiga vislumbrar todas as hipóteses de aposentadoria em que ele se encaixa, como também escolher sob qual regra ele se aposentará.

O planejamento permite que o segurado consiga programar a aposentadoria conforme sua condição financeira e ter o benefício previdenciário que seja satisfatório. Além disso, com o planejamento, há muitas possibilidades. Uma delas é, por exemplo, saber quanto tempo ainda tem que contribuir para receber o teto da aposentadoria e quanto dinheiro o segurado deve investir para isso.

Assim, é imprescindível que o trabalhador fique sabendo de todas as possibilidades para requerer o benefício dentro das regras de transição da Reforma da Previdência, para que consiga a melhor aposentadoria, ou seja, com o valor mais alto possível.

Preparar os documentos com antecedência

Outro ponto muito importante que muitos trabalhadores deixam para se preocupar só quando vão requerer o benefício previdenciário são os documentos. Quanto antes o trabalhador conseguir juntar e guardar os documentos para aposentadoria, menos complicação ele enfrentará no futuro.

Preparar e planejar a aposentadoria nunca foi tão importante como hoje, quando estamos vivendo sob constantes alterações nas leis. Por conta disto, recomenda-se que o trabalhador busque orientações com um advogado especialista que possa auxiliá-lo da melhor forma.

Então, não importa se você contribui pouco ou muito para a Previdência, você tem que refletir sobre como e quando será o momento de requerer seu benefício previdenciário de aposentadoria.

Como saber quando irá se aposentar?

Não basta só saber quando irá se aposentar, mas também ter em mente qual será o retorno financeiro que a aposentadoria vai trazer. Primeiramente, o trabalhador deve analisar todos os tipos de aposentadoria vigentes antes de requerer o benefício previdenciário, pois é importante conhecer as possibilidades no seu caso.

Mas apenas saber as regras em vigor não é suficiente. É preciso conferir se todos os requisitos foram cumpridos pelo trabalhador. Por fim, é necessário analisar todas as regras de transição.

Assim, são muitos cenários que devem ser avaliados, por isso a relevância de procurar orientação de um advogado especialista.

Nem sempre a aposentadoria em que o trabalhador fechou os requisitos antes é a mais vantajosa. Hoje, as principais modalidades são:

  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • aposentadoria especial.

Mas como saber qual é a mais vantajosa?

Para saber qual é a mais vantajosa, só por meio de análises e cálculos. Não tem como definir qual a melhor para cada trabalhador sem antes realizar cálculos por todas as regras de aposentadoria.

Neste ponto, é importante avaliar todas as aposentadoria possíveis para o trabalhador. Com a ajuda de um especialista, o segurado vai saber qual a RMI (renda mensal inicial) e qual a RMA (renda mensal atual) em cada uma das regras.

Após ter todas as opções, cabe ao trabalhador escolher a mais viável para ele.

O que fazer quando chegar a hora?

Quando chegar a hora de se aposentar, além de ser importante o trabalhador já ter toda a documentação pronta, é preciso que ele se questione sobre alguns fatores pessoais, por exemplo, se vai parar de trabalhar e se o valor da aposentadoria é suficiente financeiramente. Só o próprio trabalhador vai conseguir responder a isso.

Após analisados esses aspectos, deve-se sempre conferir os cálculos previdenciários, para saber se é realmente o melhor momento para se aposentar. Isso vai evitar que, no futuro, surja uma possível insatisfação e frustração com o valor da aposentadoria e seja necessário realizar a revisão do benefício.

Importância de saber quando sai a Aposentadoria no INSS
To Top