Benefícios

Confira como será o atendimento no INSS

Confira como será o atendimento no INSS. Após ficarem fechadas por quase seis meses, as agências da Previdência Social deverão começar o processo gradual de reabertura na próxima segunda-feira (14), diz o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O órgão afirma que, por enquanto, o horário de funcionamento dos postos será reduzido, das 7h às 13h, e que o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O INSS diz que, como forma de prevenção à Covid-19, providenciou materiais de segurança e higiene, tais como equipamentos de proteção individual, álcool em gel e barreiras de acrílico nos guichês. Protocolos como medição de temperatura também foram adotados.

As tentativas de retomada do atendimento presencial, que foi suspenso devido à pandemia, se arrastam há meses. Em meio a resistência e ameaças de greve por parte dos servidores, a reabertura chegou a ser adiada pelo INSS sete vezes. Representantes da categoria queixam-se da falta de segurança e higiene.

Cristiano Machado, diretor do Sinsprev e da Fenasps (entidades que representam a classe), diz que a categoria reivindica a manutenção do trabalho remoto e afirma que, caso o INSS mantenha a reabertura para segunda (14), os servidores avaliam entrar em greve.

“Não há política séria de controle da pandemia, não há nenhuma vacina que garanta a não contaminação.”

Machado afirma que a reabertura pode atrair um número grande de segurados não agendados aos postos.

“Não temos nenhuma garantia de que estes segurados não irão comparecer, porque muitas pessoas estão com dificuldade de acesso ao Meu INSS”, diz o direitor do Sinsprev.

To Top