Benefícios

Mulher com nova idade na aposentadoria do INSS

Mulher com nova idade na aposentadoria do INSS. Quem foi atingido pela Reforma da Previdência pode ter a oportunidade de se aposentar agora.

Com as mudanças, a idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou de 60 para 62 anos.

INSS: É vantagem antecipar o benefício integral? confira(Abre numa nova aba do navegador)

Esta regra não vai ser aplicada de imediato, e as mulheres que completarem 60,5 anos em 2020 já podem pedir a aposentadoria.

Cálculo

Mas, antes de protocolar o pedido da aposentadoria, é bom refazer os cálculos. A fórmula mudou e, mesmo quem pagou menos, pode ter um benefício maior com uma única contribuição. O valor do benefício pode chegar a R$ 3.660,63.

Isso é possível por que a Constituição Federal mudou a fórmula de cálculo. Então é bom verificar se vai se encaixar nesta situação.

Trabalhadoras rurais, donas de casa e PcD

As regras de aposentadoria com redução na idade mínima continuam sendo aplicadas para as trabalhadoras rurais (empregadas e seguradas especiais, por exemplo), para pessoas com deficiência leve, moderada ou grave (PcD).

Quem trabalhou na roça e na cidade pode somar o tempo de serviço rural ao urbano e se aposentar. Mas, neste caso, não pode ter redução da idade mínima.

INSS: Auxiliar espera aposentadoria há quatro anos(Abre numa nova aba do navegador)

Tem que ter 15 anos de contribuição

A lei exige que o segurado tenha contribuído, pelo menos, durante 180 meses ou 15 anos, para ter direito ao benefício. É bom fazer um cálculo do tempo de serviço para saber se a trabalhadora atinge o tempo necessário antes de pedir a aposentadoria.

As contribuições pagas em atraso podem não ser computadas para fins de aposentadoria por idade, então tem que ter cuidado quando pensar em indenizar contribuições em atraso. Isso pode não dar certo.

Atendimento remoto

O atendimento presencial do INSS ainda está suspenso. Até o dia 19 de junho os requerimentos podem ser feitos pelo telefone 135 e, preferencialmente, no site Meu INSS.

Programa Bolsa Família pode ter novo aumento? entenda(Abre numa nova aba do navegador)

Organizar a documentação e fazer o pedido com detalhes pode colaborar para que o benefício seja analisado com mais rapidez.

O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV
O especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi Júnior — Foto: Reprodução/EPTV

Especialista em Previdência Social – Hilário Bocchi Junior

Rua Amador Bueno, 774 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP –
Cortesia da empresa de Educação Previdenciária Aposentfácil.

To Top