Auxílio Doença será pago em casos de Coronavírus pelo INSS?
Auxílio Emergencial

Auxílio Doença será pago em casos de Coronavírus pelo INSS?

OMS reconhece surgimento de evidências sobre transmissão da Covid-19 pelo ar

Auxílio Doença será pago em casos de Coronavírus pelo INSS? O trabalhador diagnosticado com Covid-19 deve ser colocado em isolamento. A doença ainda pode implicar direito a benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se houver incapacidade temporária para o trabalho. Mas as regras de acesso ao auxílio-doença são diferentes para empregados formais e trabalhadores autônomos.

Para o empregado com carteira profissional assinada, o acesso ao benefício temporário por incapacidade é simples: basta que a recomendação médica ultrapasse 15 dias, intercalados ou não, dentro de um intervalo de 60 dias. O salário proporcional dos primeiros 15 dias de afastamento é custeado pelo empregador.

WhatsApp espionado pelo namorado: saiba como(Abre numa nova aba do navegador)

Quem trabalha por conta, porém, precisa atender aos critérios de carência (ter mais de 12 meses de contribuição) e de qualidade de segurado (período que o segurado que possui carência mantém direito ao benefício após deixar de recolher).

Recorra a Justiça para ter acesso ao Auxílio emergencial(Abre numa nova aba do navegador)

Sejam empregados ou autônomos, os segurados do INSS devem comprovar a doença por meio de relatório emitido por um médico para terem acesso ao benefício por incapacidade.

Antecipação de valores no INSS do BPC e Auxílio Doença é prorrogada(Abre numa nova aba do navegador)

“O cidadão impedido de trabalhar por complicações causadas pela Covid-19 deve ter em seu atestado a informação sobre a data do afastamento devido à infecção pelo novo coronavírus, cuja CID [Classificação Internacional de Doenças] é a B34.2”, orienta Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social).

To Top