Benefícios

Prova de vida do INSS por biometria: Como vai funcionar?

Prova de vida do INSS por biometria: Como vai funcionar? Prometida no ano passado, conforme informou O DIA, na edição de 31 de julho de 2019, o projeto-piloto finalmente vai sair do papel. E como será essa ‘modernidade’? De acordo com o o instituto, neste primeiro momento funcionará um projeto-piloto de reconhecimento facial e das digitais com 500 mil segurados e somente depois, caso o projeto seja comprovadamente eficaz, será estendido a todo país.

Os números fechados do Rio de Janeiro, segundo a assessoria do INSS, serão divulgados hoje ou amanhã. Mas, levando-se em conta o número de aposentados e pensionistas no estado, esse quantitativo pode passar de 3 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, no Brasil atualmente existem 35,8 milhões de beneficiários do INSS. Prova de Vida por 120 dias do INSS está parada(Abre numa nova aba do navegador)

E quais segurados vão participar neste primeiro momento? De acordo com o INSS, serão escolhidos os que já deveriam ter feito prova de vida, que tenham carteira de motorista (CNH) e título de eleitor. Pois serão utilizados os dados que constam na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para validar a identidade do segurado. E também é importante ter um smartphone com câmera digital e acesso à internet. INSS suspende prova de vida por conta da Covid-19(Abre numa nova aba do navegador)

Os segurados chamados para esse projeto serão convidados pelo instituto via mensagens enviadas pelo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 e por e-mail. Os que participarem não precisarão fazer o recadastramento no banco, informou o INSS.

Confira o procedimento
Com o uso do aplicativo do governo digital (Meu gov.br) o segurado enviará uma foto e será feito o reconhecimento facial por meio de prova de vivacidade e prova de identidade. Após essas duas etapas, o aplicativo indica se aquela pessoa é de fato a dona do CPF informado no cadastramento.

INSS terá prova de vida para 500 mil pelo celular

Na prova de vivacidade o segurado é orientado pelo aplicativo a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto.

Já a prova de identidade é feita da seguinte maneira: para a biometria do segurado ser validada pelo TSE será necessário informar o número do título de eleitor. Caso seja com os dados do Denatran será preciso informar a data de emissão da Carteira de Habilitação. A expectativa do INSS é estender o serviço a todos os segurados até o final do ano. Fonte O Dia

To Top