Esporte

Eliminatórias sul-americanas começarão em outubro apesar de preocupações, diz Conmebol

ASSUNÇÃO (Reuters) – A eliminatória sul-americana da Copa do Mundo do Catar de 2022 começará em outubro, confirmou nesta terça-feira a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), apesar das preocupações com a organização das partidas em meio à pandemia de coronavírus.

Dirigentes do organismo realizaram uma videoconferência com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, para debater a disponibilização dos jogadores dos clubes para as seleções, o que se tornou um obstáculo para a retomada da disputa.

“As datas das primeiras partidas –8 e 13 de outubro– foram ratificadas no encontro, e o presidente Infantino manifestou a vontade da Fifa de que todas as seleções nacionais cheguem em igualdade de condições”, disse a Conmebol em um comunicado.

A Conmebol quer o respaldo da Fifa para que os clubes europeus liberem os jogadores, apesar do temor de viajarem à região mais afetada do mundo pelo coronavírus.

O torneio deveria ter começado em março, mas foi adiado quando surgiram os primeiros contágios e os países da região adotaram restrições para evitar a propagação do vírus. A competição foi remarcada para setembro e depois para outubro.

A América Latina é a região mais atingida pela pandemia, que já infectou mais de 29,4 milhões de pessoas e provocou a morte de mais de 900 mil em todo o planeta, segundo uma contagem da Reuters. A região ainda tem um terço das fatalidades e mais de 28% dos casos registrados em nível global.

(Por Daniela Desantis)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8E1SI-BASEIMAGE

To Top