Benefícios

Prova de vida pelo celular será testado pelo INSS com 500 mil Segurados

Prova de vida pelo celular será testado pelo INSS com 500 mil Segurados. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a prova de vida dos segurados por biometria facial, via aplicativo. De acordo com o instituto, cerca de 500 mil beneficiários de todo o país participarão dessa fase de testes.

A novidade vai permitir que aposentados e pensionistas passem a realizar o procedimento anual por meio do envio de uma espécie de ‘selfie’, sem a necessidade de ir ao banco.

Os primeiros contatos com os segurados começam ainda nesta semana pelo INSS, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e email.
Estes segurados, em sua maioria, afirma o órgão, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que cumpram o procedimento se forem contatados.

Prova de vida digital começa no INSS pelo Dataprev(Abre numa nova aba do navegador)

Para realizar a biometria facial, o INSS afirma que usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Portanto, serão selecionados segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Também será preciso acesso à internet e a um smarthphone. Caso o cidadão não tenha a viabilidade, a prova de vida continuará sendo realizada no banco.

A prova de vida está suspensa temporariamente devido à pandemia do novo coronavírus. O INSS afirma que a exigência será retomada em setembro.

INSS com a prova de vida digital iniciada(Abre numa nova aba do navegador)

“É um projeto-piloto por biometria. O INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital e a Dataprev, farão os ajustes para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários”, diz o órgão.

O INSS afirma que o beneficiário que participar do teste e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará ir até uma agência bancária para o processo.

Use a selfie para a Prova de vida do INSS(Abre numa nova aba do navegador)

To Top