Prova de vida pelo celular será testado pelo INSS com 500 mil Segurados
Benefícios

Prova de vida pelo celular será testado pelo INSS com 500 mil Segurados

Principais notícias de benefícios do Brasil - INSS – Bolsa Família – FGTS – BPC – Cadastro Único – Pis-Pasep – Loterias – Minha Casa Minha Vida – Seguro Desemprego - Aposentadoria

Prova de vida pelo celular será testado pelo INSS com 500 mil Segurados. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a prova de vida dos segurados por biometria facial, via aplicativo. De acordo com o instituto, cerca de 500 mil beneficiários de todo o país participarão dessa fase de testes.

A novidade vai permitir que aposentados e pensionistas passem a realizar o procedimento anual por meio do envio de uma espécie de ‘selfie’, sem a necessidade de ir ao banco.

Os primeiros contatos com os segurados começam ainda nesta semana pelo INSS, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e email.
Estes segurados, em sua maioria, afirma o órgão, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que cumpram o procedimento se forem contatados.

Prova de vida digital começa no INSS pelo Dataprev(Abre numa nova aba do navegador)

Para realizar a biometria facial, o INSS afirma que usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Portanto, serão selecionados segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Também será preciso acesso à internet e a um smarthphone. Caso o cidadão não tenha a viabilidade, a prova de vida continuará sendo realizada no banco.

A prova de vida está suspensa temporariamente devido à pandemia do novo coronavírus. O INSS afirma que a exigência será retomada em setembro.

INSS com a prova de vida digital iniciada(Abre numa nova aba do navegador)

“É um projeto-piloto por biometria. O INSS, em parceria com a Secretaria de Governo Digital e a Dataprev, farão os ajustes para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança, posteriormente, para todos os beneficiários”, diz o órgão.

O INSS afirma que o beneficiário que participar do teste e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará ir até uma agência bancária para o processo.

Use a selfie para a Prova de vida do INSS(Abre numa nova aba do navegador)

To Top