Brasil

Diretora da OMS alerta que América Latina está reabrindo cedo demais e Covid-19 ainda é um risco

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) – A América Latina começou a retomar a vida social em um momento em que a pandemia de Covid-19 ainda exige importantes intervenções de controle, disse a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, Carissa Etienne, nesta quarta-feira.

Os casos de coronavírus na área de fronteira entre a Colômbia e a Venezuela aumentaram 10 vezes nas últimas duas semanas, disse Etienne durante entrevista virtual de Washington com outros diretores da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

As taxas de mortes estão disparando em regiões do México, e tendências similares estão sendo observadas no Equador, na Costa Rica e na Bolívia, além de padrões semelhantes também surgindo em áreas da Argentina, disse Etienne.

“Embora o mundo inteiro esteja correndo para desenvolver novas ferramentas para prevenir e curar a Covid-19, uma vacina segura e eficaz que pode ser fabricada e distribuída em grande escala ainda não está próxima”, advertiu Etienne.

“Devemos deixar claro que a abertura muito cedo dá a este vírus mais espaço para se espalhar e coloca nossas populações em maior risco. Basta olhar para a Europa”, disse.

Etienne disse que os governos devem monitorar as viagens com muito cuidado, porque a reabertura ao turismo pode levar a contratempos. Isso aconteceu no Caribe, onde vários países que praticamente não tinham casos registraram surtos com a retomada do turismo.

De acordo com uma contagem da Reuters, a América Latina registra cerca de 8,4 milhões de casos de coronavírus e mais de 314.000 mortes, ambos os números sendo os mais altos de qualquer região do mundo.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8F1X3-BASEIMAGE

To Top