Brasil

Líder do governo na Câmara é alvo de operação no Paraná, dizem fontes

Por Rodrigo Viga Gaier e Eduardo Simões

(Reuters) – O líder do governo do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), foi alvo nesta quarta-feira de uma operação do Ministério Público estadual do Paraná que apura crimes de lavagem de dinheiro e corrupção para facilitar negócios no ramo de energia eólica, disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.

A operação foi confirmada em nota pelo MP paranaense, mas o órgão não cita os nomes dos investigados. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Curitiba, Maringá, Paiçandu e São Paulo, informou o MP.

Uma das fontes disse que todos os mandados foram cumpridos em endereços ligados ao líder do governo e que a operação se refere a crimes que teriam sido cometidos no período em que Barros foi secretário de Indústria e Comércio do Paraná.

“As ordens judiciais, expedidas pela 12ª Vara Criminal da capital paranaense, estão sendo cumpridas num escritório de contabilidade e em outros três endereços comerciais (onde funcionam quatro empresas), além de quatro residências”, disse o MP na nota.

“A investigação no Ministério Público do Paraná foi iniciada a partir da remessa de peças por parte do Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2019, decorrentes de colaboração premiada feita no âmbito da operação Lava Jato. A apuração refere-se a fatos ocorridos entre o final de 2011 e o ano de 2014.”

Barros se tornou líder do governo em agosto, após negociações de Bolsonaro com partidos do centrão para a formação de uma base de apoio no Congresso.

Procurado, o deputado não respondeu de imediato a pedidos de comentários.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro, e de Eduardo Simões, em São Paulo; Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu, em Brasília)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8F1HK-BASEIMAGE

To Top