Benefícios

MEU INSS: Agendamento de serviços pode ser feito pelo portal

MEU INSS: Agendamento de serviços pode ser feito pelo portal. As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que voltaram a funcionar para atendimento presencial dos segurados no país estão oferecendo um número limitado de serviços. Além disso, as unidades operam em horário reduzido, das 7h às 13h. Entre os atendimentos disponíveis estão cumprimento de exigência, reabilitação profissional, avaliação social e justificativa administrativa.

O serviço de perícia médica foi suspenso e seu retorno ainda depende do cumprimento de exigências dos médicos peritos nas instalações das agências. Para os segurados que tinham perícia agendada e mesmo assim deixaram de ser atendidos, a orientação é verificar se houve agendamento automático.

Segundo o INSS, haverá casos de remarcação automática e casos em que o segurado deverá remarcar seu atendimento. Mas, antes de fazer o reagendamento, a orientação é ligar para o número 135 ou conferir no Meu INSS (aplicativo ou portal) se já houve a remarcação automática.

Em todos os casos, só serão atendidos segurados com dia e horário marcados. Confira o passo a passo para fazer o agendamento no site Meu INSS.

Passo a passo

Acesse o site

O primeiro passo é acessar o portal Meu INSS (meu.inss.gov.br). Outra opção é baixar no celular o aplicativo de mesmo nome. Quem não tem internet pode ligar para a central 135.

Seus dados

A página principal do Meu INSS vai se abrir, pedindo para o usuário se cadastrar. Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”. Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção “Continuar”.

Seus requerimentos

Após se logado, a página carregará a tela de serviços do Meu INSS. É preciso clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Uma página com todos os seus requerimentos se abrirá.

Caso você não tenha nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria, por exemplo, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

Serviços

Aparecerá uma lista de opções de atendimento. Se quiser solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Neste caso, deverá escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso. Na próxima tela, terá que ler com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato. Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.

Na próxima página, o INSS informará o mínimo necessário para o atendimento. O instituto dá até a opção de digitalizar documentos. Para agendar a perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar resultado. O usuário deverá preencher também dados referente ao seu trabalho.

Perícia Médica

As duas situações em que é preciso fazer perícia médica são para o requerimento de benefício ou a convocação do INSS para promover a prorrogação ou a interrupção do pagamento.

Além disso, o procedimento é exigido para o auxílio-doença, auxílio-acidente e concessão de aposentadoria por invalidez

Existe também o benefício chamado BPC/Loas, que pode ser solicitado por idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, comprovando a situação de vulnerabilidade.

Para agendar a perícia, o primeiro passo é acessar o site do Meu INSS e efetuar o login. Quem ainda não tem a senha, deverá providenciá-lo a partir do cadastro único do Gov.Br – que é a nova forma de acesso ao portal.

Depois de criar a senha e entrar no sistema (ao clicar em “Entrar”), o solicitante deve navegar pela tela iniciar em serviços em destaque até localizar a opção “Agendar Perícia”.

Depois de selecionar esse serviço, o usuário deve selecionar entre as duas perícias disponíveis:

1) Perícia inicial, que é serviço destinado à realização de pericia médica nos casos de requerimentos de benefícios por incapacidade.

2) Perícia de prorrogação, que é o serviço para a realização de pericia médica noc aso de solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade.

Ao clicar em um dos serviços, basta clicar em “Selecionar” para prosseguir.

Após a conclusão do agendamento, se necessário o atendimento domiciliar ou hospitalar, o representante do periciado deverá comparecer à unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada. Também deverá apresentar o(s) documento(s) que comprovem a impossibilidade de locomoção ou o comprovante de internação hospitalar, além dos demais documentos de identificação do periciado.

Esse atendimento tido como exclusivo só pode ser solicitado nestes casos. Os demais devem comparecer à agência do INSS no dia e no horário agendados.

As informações básicas cadastrais devem ser confirmadas, antes de prosseguir, assim como os dados para contato.

Nos dados adicionais, é importante conferir o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e informar a categoria do requerente, escolhendo entre “Empregado” e “Não Empregado”.

Para finalizar, basta seguir as próximas instruções na tela.

Agências

Neste momento, o usuário escolherá a agência mais próxima de sua casa. O site oferece três opções de procura: por CEP, por município e por localização.

To Top