Últimas Notícias

OMS alerta sobre aumento de casos e hospitalizações por covid-19

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira, 16, para uma “tendência preocupante” de aumento nos casos da covid-19 em vários países pelo mundo. Durante sessão de perguntas e respostas, a líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove, afirmou que há um aumento “não apenas nos casos, mas também nas hospitalizações” pela doença.

Kerkhove disse que isso é motivo de preocupação para a OMS, já que ele ocorre por exemplo em alguns países do Hemisfério Norte em que o inverno ainda não começou. Com o inverno e a temporada de gripe sazonal, a situação pode ficar mais complexa, aponta a entidade.

Diretor executivo da OMS, Michael Ryan disse que a entidade quer o trabalho de todos para o vírus não manter esse “impulso” atual, ressaltando a importância de se diminuir o número de transmissões. Durante o evento, Ryan também disse que existe agora a perspectiva de haver uma vacina “segura a eficaz” para a covid-19, mas que por enquanto é crucial a manutenção das medidas já sabidas para conter os casos, como a lavagem de mãos, uso de máscaras e distanciamento físico.

Maria Van Kerkhove comentou ainda que há uma tendência de aumento nos casos entre pessoas mais jovens. Ela lembrou que os cientistas ainda não têm tantas informações sobre os efeitos de longo prazo que, em alguns casos, aparecem mesmo em pessoas com versões leves da doença.

To Top