Africa

Papa homenageia padre morto por imigrante; político pede vingança

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco prestou homenagem nesta quarta-feira a um padre italiano morto por um imigrante que sofre de doença mental, enquanto o político de extrema-direita Matteo Salvini pediu “vingança”.

O padre Roberto Malgesini, de 51 anos, que cuidava de imigrantes e outras pessoas necessitadas na cidade de Como, no norte do país, foi encontrado morto com uma facada do lado de fora de sua residência na manhã de terça-feira.

Um imigrante tunisiano que, segundo a polícia, tem problemas mentais, se entregou às autoridades.

Falando ao final de sua audiência geral semanal, Francisco disse que Malgesini foi morto “por uma pessoa necessitada que ele mesmo ajudava, uma pessoa que estava mentalmente doente”.

Francisco elogiou “o martírio deste testemunho de caridade para com os mais pobres (e) todos os padres, freiras, leigos e leigas que trabalham com os necessitados que são rejeitados pela sociedade”.

Ele então pediu ao público de cerca de 500 pessoas em um pátio do Vaticano para observar um minuto de oração silenciosa por Malgesini.

Salvini, líder do partido anti-imigração Liga e ex-ministro da Justiça que já discutiu com o papa sobre questões de imigração, mencionou o padre em um comício político no norte da Itália na manhã de quarta-feira.

“O fato de ontem de manhã em Como um padre ter sido esfaqueado por um imigrante que deveria ter sido expulso é algo que deveria fazer todo mundo clamar por vingança”, disse ele no comício, segundo a agência de notícias italiana Ansa.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8F1L5-BASEIMAGE

To Top