Economy

Sistema inglês só devolve 14% dos exames de Covid-19 em 24 horas

LONDRES (Reuters) – Só 14% dos resultados de exames de detecção de coronavírus feitos na Inglaterra ficaram prontos em 24 horas na semana passada, uma queda brusca em relação à semana anterior, de acordo com dados desta quinta-feira que aumentam a pressão em um governo que rebate críticas de que sua estratégia está fracassando.

O governo britânico vem sendo muito questionado pelo fiasco do sistema “mundialmente superior” de exame e rastreamento de casos de coronavírus que prometeu visando proteger o país de uma segunda onda de infecções em meio à reabertura das escolas neste mês.

Ministros de governo reconheceram que as famílias não estão conseguindo fazer os exames ou ter acesso a eles em localidades remotas. Os novos dados, revelados nesta quinta-feira, mostraram que a chegada de resultados de exames também diminuiu acentuadamente.

O esquema Teste e Rastreie do Sistema Nacional de Saúde (NHS) disse que houve um aumento de 167% no número de pessoas novas com diagnósticos de Covid-19 na Inglaterra desde o final de agosto.

Só 14,3% dos resultados de exames foram recebidos dentro de 24 horas –na semana anterior foram 32%.

No caso dos exames feitos em pessoa em todo o país, ao invés daqueles realizados com amostras coletadas, só um terço foram devolvidos dentro de 24 horas, mas na semana anterior foram dois terços.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu na quarta-feira que não existe uma estrutura de exames suficiente e disse que almeja que esta estrutura realize 500 mil exames diários até o final de outubro.

O esquema Teste e Rastreie relatou que tais casos positivos estão aumentando desde o início de julho e hoje são o dobro do número registrado quando o sistema foi lançado, em maio.

(Por Alistair Smout)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8G1FN-BASEIMAGE

To Top