Agro

Café arábica acumula queda de 14% na semana; açúcar bruto sobe 7%

Por Marcelo Teixeira e Maytaal Angel

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do café arábica negociados na ICE fecharam em queda pela quinta sessão consecutiva nesta sexta-feira, acumulando um recuo de 14% na semana, à medida que fundos liquidam posições compradas em meio a previsões de chuvas para o Brasil, maior produtor global da commodity, em cenário que deve impulsionar as perspectivas para a safra 2021 do país.

Já os futuros do açúcar bruto caminharam na direção oposta nesta semana, com um ganho acumulado de 7,2%, diante dos sinais de boa demanda física.

CAFÉ

* O contrato dezembro do café arábica fechou em queda de 4,5 centavos de dólar, ou 3,8%, a 1,135 dólar por libra-peso, mínima de um mês e meio.

* “As chuvas que devem atingir a maior parte das áreas cafeeiras do Brasil vão pôr fim aos temores sobre as produtividades agrícolas do ano que vem, que foram um fator importante por trás do rali recente”, disse um corretor nos Estados Unidos.

* Operadores também observavam potenciais entregas de café do Brasil ante contratos negociados na ICE. Mas até aqui, os volumes continuam pequenos, com apenas 1.425 sacas passando pela avaliação da bolsa.

* O café robusta para novembro recuou 31 dólares, ou 2,2%, para 1.356 dólares por tonelada. O robusta cedeu 5,4% nesta semana.

* A tempestade tropical Noul chegou nesta sexta-feira ao Vietnã, maior produtor de robusta do mundo, desencandeando fortes chuvas nas regiões centrais do país –embora mais tarde o nível da tempestade tenha sido reduzido pelas autoridades.

AÇÚCAR

* O contrato outubro do açúcar bruto fechou em alta de 0,15 centavo de dólar, ou 1,2%, a 12,77 centavos de dólar por libra-peso, no quarto dia consecutivo de ganhos e no maior nível desde 1º de setembro. O vencimento acumulou ganho de 7,2% na semana.

* O açúcar branco para dezembro avançou 3,30 dólares, ou 0,9%, para 371,50 dólares a tonelada. Na semana, o contrato subiu quase 4%.

* O desconto para o contrato dezembro do açúcar bruto frente ao contrato março têm diminuído recentemente, o que indica boa demanda.

* Operadores disseram que as vendas por produtores têm sido limitadas nos atuais níveis de preços, enquanto o interesse de fundos no lado da compra segue firme.

* A Tereos espera que a produtividade média de sua beterraba sacarina na França recue cerca de 12% neste ano.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8H1TL-BASEIMAGE

To Top