Confira os serviços oferecidos após reabertura dos postos do INSS

Fila no INSS
Fila no INSS

Confira os serviços oferecidos após reabertura dos postos do INSS. Mesmo com a retomada do atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de São Paulo, que começaram a funcionar de forma gradual nesta quinta-feira (17), os segurados só conseguem agendamento para quatro tipos de serviço: cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional e avaliação social.

Quem vai sem hora marcada dá com a cara na porta. Em geral, os servidores recebem o segurado, mas orientam a fazer senha no portal Meu INSS ou ligar na Central 135 para tentar o agendamento.

O cumprimento de exigência é o serviço que mais estava demandando o reinício da atividade presencial no INSS. Hoje, há 900 mil benefícios em cumprimento de exigência, o que significa que o segurado deve enviar documentação complementar para que seu pedido seja analisado.

Já a justificação administrativa é um procedimento utilizado em casos nos quais o segurado precisa apresentar testemunhas, corrigir vínculos no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ou comprovar união estável e dependência econômica. Os outros dois serviços são reabilitação profissional e avaliação social.

Quem está precisando de perícia médica vai ter que esperar mais um pouco. Embora o serviço tenha sido anunciado pelo INSS na semana passada como um dos que estariam disponíveis, os médicos peritos não voltaram ao trabalho e não pretendem retornar.

Ontem, o vice-presidente da ANMP (associação dos peritos), Francisco Eduardo Cardoso Alves, disse que o governo federal não ofereceu condições adequadas para que a categoria volte às agências na pandemia.

Em nota, a Previdência diz que cortará o ponto de quem não for trabalhar.
Para a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciários), o segurado que não tiver atendimento presencial pode buscar a Justiça. (com LD e FM)