Brasil

Grupo reúne-se na próxima semana para avaliar impacto econômico da pandemia entre as mulheres

Grupo reúne-se na próxima semana para avaliar impacto econômico da pandemia entre as mulheres
Bruno Cecim/Agência Pará
Sentada à mesa, mãe ajuda a filha a fazer as tarefas on-line da escola
Com aulas suspensas, aumentou a sobrecarga de trabalho doméstico para as mulheres

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados reúne-se na próxima sexta-feira (25), às 15 horas, com Grupo de Trabalho sobre Mulher e Economia.

Coordenado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), o colegiado busca promover estudos, análises de projetos de lei em tramitação e debates para a superação dos impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres brasileiras e da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia.

Impacto maior
No mês passado, especialistas ouvidos pela Secretaria da Mulher afirmaram que os problemas econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus estão atingindo mais diretamente a população feminina.

Segundo elas, o impacto é mais significativo porque as mulheres são maioria em um setor fortemente afetado, o de serviços, além de representarem 80% dos trabalhadores informais do país.

A secretaria
Criada por resolução em 2013, a Secretaria da Mulher uniu a Procuradoria da Mulher, implementada em 2009, e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que representa a bancada feminina.

A medida trouxe mecanismos importantes para a representação feminina no Parlamento, como a presença da coordenadora dos Direitos da Mulher – cargo ocupado atualmente pela deputada Professora Dorinha – nas reuniões do Colégio de Líderes, com direito a voz, voto e a fazer uso do horário de liderança nas sessões plenárias.

To Top