Quem tem direito a concessão mensal do BPC-LOAS no INSS? Muitas pessoas acham que logo após fazer o cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, já recebem o cartão do Bolsa Família.

Porém, isso é um grande engano. As únicas famílias que recebem o cartão são as famílias contempladas pelo benefícios. E para isso elas precisam se adequar as exigências do programa, cumprir as condicionalidades e estarem dentro do perfil de famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.

Sendo assim, só essas famílias é que recebem o cartão do Bolsa Família para o recebimento do benefício. Mas ainda existe uma dúvida, onde esse cartão chega?

Vamos ficar sabendo logo abaixo:

O Cartão do Bolsa Família chega no seu Endereço

O seu endereço informado no Cadastro Único deve ser preenchido corretamente para que o seu cartão chegue no seu endereço. Essa é a principal maneira de o cartão chegar até as suas mãos. Por isso, o endereço deve estar correto e qualquer mudança de endereço deve ser informada o quanto antes ao setor específico do Bolsa Família no município. O cartão chega por meio de correspondência entregue pelos Correios e apresenta uma carta com algumas informações sobre o Bolsa Família e dentro dela o Cartão do Bolsa Família.

O Cartão do Bolsa Família chega na Caixa Econômica Federal

O cartão do Bolsa Família também pode chegar diretamente na agência da Caixa Econômica Federal e ser retirado lá pelo Responsável Familiar e Beneficiário. Isso acontece geralmente quando o endereço não é encontrado pelos Correios ou caso você tenha optado por receber diretamente na agência. A Caixa como principal parceiro do Cadastro Único, fica responsável durante um curto prazo e a família deve retirar o quanto antes.

Atenção – O Cartão não chega nas Sedes do Bolsa Família

Até hoje ainda existem pessoas que procura as sedes do Bolsa Família ou Cadastro Único para saber se o cartão chegou ou não. Entretanto, o cartão do Bolsa Família não chega na sede do programa. Essa é uma maneira de evitar fraudes, problemas e até mesmo por questões de segurança.

Cartão do Bolsa Família não chegou – O que fazer?

O cartão do beneficiário chega logo após a família ser contemplada com o benefício, ou seja, logo após ela ter direito e a primeira parcela já ser liberada. Assim, por questões de tempo de entrega e outros fatores, possa ser que o cartão não chegue a tempo de a família receber o primeiro pagamento. Porém, a família pode se dirigir a sede do Bolsa Família no seu município para pegar o número do NIS e logo após se dirigir a Caixa Econômica Federal com documentos de identificação e o NIS para recebimento do pagamento no dia correto de acordo com o final do NIS e o calendário de pagamentos.

Dessa forma, nenhuma família terá prejuízo caso o seu cartão não tenha chegado. Ela poderá receber normalmente o benefício e aguardar até a chegada do Cartão.

Lembrando que o cartão também pode ser solicitado em uma agência da Caixa ou diretamente pelo 0800.

Fonte www.consultabolsafamilia.com.br

Quem tem direito a concessão mensal do BPC-LOAS no INSS?
To Top