Esporte

Pogacar se aproxima da glória na Volta da França, após surpreender Roglic

Por Julien Pretot

RONCHAMPS, França (Reuters) – O esloveno Tadej Pogacar protagonizou uma grande zebra na Volta da França, ao surpreender o compatriota Primoz Golic e ficar com a camisa amarela do líder da classificação geral, após vitória monumental na última prova individual contra o relógio neste sábado.

O atleta de 21 anos venceu a corrida individual de 36,2 quilômetros contra o relógio, enquanto Roglic, que começou o dia com 57 segundos de vantagem na classificação geral, sucumbiu morro acima, uma subida de 5,9 quilômetros.

“Acho que estou sonhando. Eu sinto que minha cabeça vai explodir”, disse Pogacar, que tem 59 segundos de vantagem para o segundo colocado Roglic antes da última etapa, neste domingo, a tradicional procissão em Paris, na qual apenas a arrancada final na Champs Élysées é competitiva.

Pogacar, que deve se tornar o vencedor mais jovem da Volta da França desde Henri Corte, em 1904, registrou 55 minutos e 55 segundos – números tão perfeitos quanto seu desempenho.

Roglic ficou apenas em quinto lugar, com 1min56s abaixo, depois do que pareceu ser um começo cauteloso ter se transformado em um grande colapso.

O atleta de 30 anos, que controlou toda a corrida com sua dominante equipe Jumbo-Visma, explodiu na subida e cruzou a linha com uma expressão lívida antes de se sentar na estrada.

Pogacar foi finalmente recompensado pelas sua estratégia agressiva nas montanhas, onde ele recuperou um pouco do tempo que havia perdido contra vento laterais nos estágios planos.

Sua iminente vitória é ainda mais notável porque, na maioria da corrida, ele esteve sem seus dois tentes nas montanhas, Fabio Aru e Davide Formolo, depois de os italianos abandonarem.

Mais incrível ainda é que Roglic tinha o serviço da mais formidável equipe da corrida. Ele também terá que lidar com o arrependimento de ter pedalado de maneira muito conservadora depois de receber a camisa amarela nos Pirineus.

Talento bruto e destemido, Pogacar, que comemora seu 22º aniversário na segunda-feira, agora tem três camisas diferentes – a amarela, a branca para o melhor atleta sub-25 e a de bolinhas pela classificação nas montanhas.

A zebra lembra a do último dia da Volta da França de 1989, quando o norte-americano Greg LeMond venceu a corrida por oito segundos contra o francês Laurent Fignon, depois de ter começado a prova contra o relógio 50 segundos atrás.

(Reportagem de Julien Pretot)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG8I0OM-BASEIMAGE

To Top