Africa

Consultoria de Tóquio 2020 pagou cerca de US$370 mil ao filho de Diack, diz mídia

(Reuters) – Uma empresa de consultoria para o comitê de candidatura olímpica de Tóquio pagou cerca de 370.000 dólares ao filho de Lamine Diack, uma das autoridades esportivas mais poderosas do mundo, na época em que o Japão foi escolhido para sediar os Jogos de 2020, informou a Kyodo News nesta segunda-feira.

A reportagem surge em meio a investigações francesas sobre o ex-chefe do comitê de candidatura de Tóquio, Tsunekazu Takeda, por aprovar cerca de 2 milhões de dólares em pagamentos para Black Tidings, uma firma de consultoria agora extinta em Cingapura.

As revelações, baseadas em uma revisão de documentos financeiros e também em relatórios do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos e várias organizações de mídia, incluindo a Kyodo, podem lançar luz sobre o que aconteceu com os 2 milhões de dólares.

A Black Tidings fez várias transferências para o filho de Diack, Papa Massata Diack, incluindo algumas em uma conta pessoal e outras para sua empresa, segundo a reportagem. O total combinado foi de cerca de 370.000 dólares, acrescentou.

Papa Massata Diack disse à Kyodo que os pagamentos não estavam relacionados à Olimpíada de Tóquio. Ele se recusou a fazer mais comentários em um e-mail à Reuters.

Os promotores franceses vinham investigando se a Black Tidings pagou ao jovem Diack para influenciar o pai, que era membro do Comitê Olímpico Internacional e acreditava controlar os votos entre os integrantes africanos.

Takeda renunciou no ano passado devido ao escândalo. Ele admitiu os pagamentos, mas nega irregularidades.

A notícia da Kyodo diz que ele negou qualquer conhecimento de transferências de dinheiro da Black Tidings.

(Reportagem de Ritsuko Ando e Nathan Layne)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG8K1M3-BASEIMAGE

To Top