Asia

ANÁLISE-Promessa de criar 25 mil empregos nos EUA é meta elevada para TikTok

Por Sheila Dang

(Reuters) – Mesmo enquanto os envolvidos discutem sobre quem será o proprietário do TikTok Global, outra questão surgiu depois que o presidente Donald Trump concordou no fim de semana em manter o popular aplicativo funcionando nos Estados Unidos por mais uma semana: como ele criará 25 mil novos empregos no país?

Essa promessa, repetida pelo presidente no sábado em um comício de campanha na Carolina do Norte, era parte de uma concessão que os compradores ofereceram para convencer Trump a aprovar a transação na qual um conselho composto por cidadãos norte-americanos supervisionaria uma novo empresa de co-propriedade da Oracle e do Walmart.

Mas a meta elevada de contratações será difícil de executar, dizem especialistas. Um número tão alto sugere uma expectativa de crescimento maciço da receita em um momento em que o TikTok enfrenta desafios globais sem precedentes.

Se o TikTok operasse com uma eficiência mais próxima à de outras empresas de internet, como o Twitter, a empresa precisaria aumentar sua receita em até 19 vezes nos próximos anos.

Espera-se que o TikTok gere cerca de 1 bilhão de dólares em receita até o final de 2020, informou a Reuters anteriormente.

Muitos dos novos empregos nos EUA provavelmente serão em funções de engenharia, moderação de conteúdo e segurança, dado o foco intenso do governo nas políticas de privacidade de dados do aplicativo, disse Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities.

“De uma perspectiva de segurança e infraestrutura, eles terão que contratar milhares de pessoas para se concentrar nessa questão … dada sua sensibilidade”, disse ele.

Além disso, fica mais difícil justificar uma equipe maior. Como a ByteDance ainda possuirá o algoritmo do TikTok e o licenciará para a nova empresa com sede nos Estados Unidos, ela não precisará contratar grandes equipes que trabalham com inteligência artificial.

A Oracle e o Walmart também podem criar divisões dentro de suas empresas para atender ao TikTok, o que pode contribuir para a contagem de empregos, disse Abishur Prakash, futurista geopolítico do Center for Innovating the Future, uma empresa de consultoria em tecnologia e geopolítica.

Uma fonte familiarizada com as discussões do acordo disse que o número de 25 mil empregos foi baseado em organizações de tamanho semelhante que atendem a tantos usuários quanto o TikTok, sem dar mais detalhes. A fonte acrescentou que o número de empregos era, na verdade, conservador em um esforço para prometer pouco e entregar muito.

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG8L16C-BASEIMAGE

To Top