Benefícios

Durante pandemia Aposentados buscam alternativas para reduzir dívidas

Durante pandemia Aposentados buscam alternativas para reduzir dívidas. O endividamento dos brasileiros atingiu 67,5% das famílias em agosto deste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A situação – que não é de agora -, se agravou ainda mais durante a pandemia e fez com que mais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) procurassem por empréstimos pessoais.

O saldo das dívidas do Consignado INSS chegou a R$ 855 bilhões no primeiro semestre deste ano. No mesmo período de 2019, o valor era de R$ 786 bilhões. Como incentivo para acesso à modalidade, que tem as parcelas descontadas direto do benefício, o governo reduziu taxas de juros e ampliou os prazos para pagamento. No momento discute-se ainda sobre o possível aumento da margem consignável, que permitirá novas contratações.

Juros do consignado são baixos, mas ainda precisam ser comparados

Apesar do constante assédio das instituições financeiras para oferta de crédito, os Aposentados e Pensionistas não devem abrir mão de pesquisar para não colocar em risco sua situação financeira.

Mesmo com taxas de juros mais atrativas, é possível encontrar empréstimos consignados ainda mais baratos no mercado – isso porque, embora regulado por um teto de juros máximo mensal, os bancos podem determinar quanto vão cobrar. 

Facilitar e agilizar essa tarefa. Essa é a proposta da bxblue: um comparador de empréstimo consignado online, onde os usuários podem simular, comparar propostas e contratar o crédito, em processo 100% digital. 

A solução foi criada em 2017 para facilitar a busca de empréstimos pela internet. Assim, quem antes precisava ir de banco a banco até encontrar a melhor proposta, com poucos passos pode fazer tudo online, em minutos e com mais segurança. 

A fintech, que é especializada no segmento, já atendeu a mais de 900 mil pessoas, intermediando as contratações com os bancos parceiros. As taxas de juros encontradas no site podem ser até três vezes menor do que as oferecidas pelo mercado. 

“Nosso papel é negociar junto aos bancos parceiros as melhores condições para os nossos usuários. Entendemos que trazer essa transparência para o mercado pode fazer toda diferença. O Aposentado e Pensionista que simular em nosso site saberá exatamente quanto irá pagar, sem números escondidos ou letras pequenas nos contratos com os bancos”, diz Roberto Braga co-fundador da fintech (à esquerda na foto abaixo).

Empréstimo que cabe no bolso

Outra vantagem apontada pelos clientes da empresa é o fato de poder fazer simulações gratuitas, antes da contratação. Com base no limite disponível ou ainda no número de parcelas ou valor da parcela que deseja pagar, os usuários podem fazer diferentes combinações para a margem livre.

Todas as simulações são feitas pelo site, de forma prática e menos burocrática. O usuário acompanha todos os passos do processo online. Além do empréstimo, a bxblue oferece ainda o cartão de crédito consignado que se apresenta como um substituto aos cartões de crédito convencionais – com a vantagem de ter juros bem mais baixos (máximo de 2,70% ao mês).

Da margem consignável total, 30% é destinada para os empréstimos e 5% para o cartão consignado. Quem já têm outros contratos de empréstimo, pode pegar novo crédito para quitar as dívidas mais caras. 

E isso tem sido muito comum, como revelado em recente pesquisa realizada pela empresa: os resultados apontam que esse foi um dos principais motivos para a contratação de novo crédito, durante a pandemia. Cerca de 26% dos respondentes utilizaram o dinheiro para pagar outras dívidas. Entre os demais, 15% fizeram reformas, 15% pagaram carro, casa ou outro bem com o dinheiro solicitado; Ajudar os familiares com problemas financeiros também teve uma participação representativa de 11%, enquanto emergências com saúde corresponderam a 7% e a quitação de outros consignados mais caros, 3%.

Como em todos os casos, o empréstimo consignado deve ser contratado e utilizado de forma consciente. Sabendo como e quando acessar a modalidade, os Aposentados e Pensionistas do INSS podem ter o dinheiro extra em condições mais justas, sempre que precisarem.

Sai do Achismo, vem para bxblue: o seu comparador de consignado.

To Top