Celebridades

Retrato raro de Botticelli pode chegar a US$100 mi em leilão

(Reuters) – Um retrato raro de Botticelli pode entrar para o clube de arte de 100 milhões de dólares quando for leiloado em Nova York, disse a Sotheby’s nesta quinta-feira.

O quadro “Young Man Holding a Roundel” do artista renascentista é um de cerca de uma dúzia de seus retratos conhecidos. As pinturas de grandes dimensões “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, de Sandro Botticelli, são exibidas na Galeria Uffizi de Florença.

A obra do século 15, que também ficou conhecida como “Young Man Holding a Medallion”, deve ser vendida por mais de 80 milhões de dólares na Sotheby’s Old Masters em janeiro em Nova York, sendo que a casa de leilões disse que pode ser vendida por mais de 100 milhões de dólares.

“Há vários artistas que…são realmente majestosos em sua genialidade. E Botticelli é um deles”, disse Christopher Apostle, diretor de pinturas dos Mestres Antigos na casa de leilões.

“A estimativa realmente reflete a qualidade, a condição, a enorme raridade e o enorme impacto que uma pintura como essa tem visualmente”, afirmou Apostle.

Menos de 20 obras de arte foram vendidas em leilão por mais de 100 milhões de dólares. A última foi “Meules”, de Claude Monet, que foi vendida em maio de 2019 por 110 milhões de dólares, marcando um recorde de obra impressionista.

O recorde mundial para leilão de qualquer pintura foi estabelecido em 2017 com os 450 milhões de dólares para “Salvator Mundi”, atribuída a Leonardo da Vinci.

(Reportagem de Jill Serjeant e Daniel Fastenberg)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG8N1CU-BASEIMAGE

To Top