Economia

Líder da maioria do Senado dos EUA diz que republicanos e democratas estão “muito distantes” de acordo sobre pacote de ajuda

WASHINGTON (Reuters) – O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, disse nesta quarta-feira que republicanos e democratas ainda estão muito distantes sobre quanto gastar em outro pacote de ajuda no combate aos efeitos do coronavírus.

“O secretário Mnuchin e a presidente (da Câmara) continuam a conversar, mas estamos muito distantes”, disse McConnell a repórteres, referindo-se às conversas em andamento sobre o pacote de auxílio entre o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi. McConnell disse que a mais recente proposta de Pelosi de 2,2 trilhões de dólares é “bizarra”.

As bolsas de valores em Wall Street reduziram as altas após os comentários de McConnell. Mais cedo, os índices foram às máximas em meio a aumento de esperanças sobre um acordo para o pacote de ajuda.

Pelosi e Mnuchin se reuniram nesta quarta-feira em uma tentativa de intermediar um acordo bipartidário sobre o projeto de lei, que está parado, antes da eleição de 3 de novembro.

Enquanto a Câmara se posicionava para votar um novo projeto de 2,2 trilhões de dólares elaborado pelos democratas, Mnuchin chegou ao Capitólio dos EUA sob crescente pressão de ambos os lados por um acordo para fornecer ajuda a milhões de norte-americanos e empresas que sofrem com o coronavírus, que já infectou mais de 7,2 milhões de pessoas e matou mais de 206 mil apenas nos Estados Unidos.

Horas antes da reunião, Mnuchin disse pensar que ele e Pelosi poderiam “chegar a um acordo razoável” em um ou dois dias.

“Ambos estamos fazendo um esforço de boa-fé para tentar fazer isso. E acho que queremos descobrir se podemos fazer isso e, se não, seguir em frente”, disse o secretário do Tesouro em conferência de investidores na CNBC.

Em entrevista ao MSNBC, Pelosi disse: “Estou esperançosa. Vamos ver o que eles vão fazer hoje e como seguirão nossas negociações a seguir.”

Pelosi e Mnuchin conversaram por cerca de 50 minutos na terça-feira.

(Por Susan Cornwell, David Lawder, David Morgan e Richard Cowan)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG8T2G5-BASEIMAGE

To Top