Economia

Francesa Voltalia vende fatia em parque eólico no Rio Grande do Norte para fundo Stoa

SÃO PAULO (Reuters) – A elétrica francesa Voltalia anunciou nesta quinta-feira a venda de uma fatia de 33% em seu parque eólico Ventos Serra do Mel III, no Rio Grande do Norte, para o fundo de investimentos em infraestrutura Stoa.

O complexo envolvido no negócio, que terá 152 megawatts em capacidade e está atualmente em construção, fechou a venda da produção futura à elétrica mineira Cemig em contratos de 20 anos, disse a Voltalia em comunicado.

O empreendimento no Nordeste será equipado com turbinas eólicas da Siemens Gamesa, com 3,5 megawatts cada, enquanto a WEG e a Seta Engenharia farão o balanço elétrico do parque, que terá a construção civil a cargo da DoisA Engenharia, segundo a empresa.

“As primeiras turbinas eólicas devem ser concluídas durante o quarto trimestre de 2020, com a operação a plena carga sendo atingida no segundo trimestre de 2021”, disse a companhia, que manterá uma fatia de 57% nos empreendimentos.

Os parques ainda têm 10% de participação de um parceiro local não identificado.

A Stoa é um fundo de investimento francês especializado em projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento e emergentes. Esse é o primeiro projeto do fundo na América Latina, após negociações iniciadas com a Voltalia ainda no ano passado.

“Essa parceria é uma boa ilustração de nossa estratégia, que mira o desenvolvimento de um grande volume de projetos competitivos com a ideia de trazer outros investidores para dentro, por meio de parcerias de longo prazo ou vendas”, comentou, em nota, o CEO da Voltalia, Sébastien Clerc.

O valor do negócio não foi informado em nota.

Em agosto, por exemplo, a empresa já havia anunciado um negócio nessa linha, que envolve a construção e operação de um parque eólico no Rio Grande do Norte que fornecerá toda produção à multinacional japonesa Toda.

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG904PC-BASEIMAGE

To Top