Economia

Impacto da pandemia faz CVC apurar prejuízo de R$1,15 bi no 1º tri

SÃO PAULO (Reuters) – A maior operadora de turismo do Brasil, CVC, divulgou no final da quarta-feira que sofreu prejuízo de 1,15 bilhão de reais no primeiro trimestre, ante resultado positivo de cerca de 50 milhões no mesmo período de 2019, impactada por grande baixa contábil derivada dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre o setor.

A companhia, que vem trabalhando na divulgação de seus resultados desde constatar distorções contábeis, havia informado no início de setembro que encerrou 2019 com prejuízo de 4 milhões de reais.

A empresa afirmou que excluindo efeitos não recorrentes que incluíram baixa contábil de 637,5 milhões de reais e provisão para perda de créditos fiscais de 302,7 milhões, o resultado dos três primeiros meses do ano teria sido de prejuízo líquido aproximado de 73 milhões de reais.

A baixa contábil referiu-se à “a redução significativa nas operações da companhia e de suas controladas ao longo de 2020 e as incertezas acerca das perspectivas de retomada das atividades do setor de viagens e turismo”, afirmou a CVC no balanço.

“O desempenho da companhia nos meses de janeiro e fevereiro estavam em linha com o cenário projetado para o ano, porém março chegou e com ele a enorme tempestade causada pela pandemia.”

A receita líquida de vendas da CVC no primeiro trimestre caiu 18% na comparação anual enquanto as despesas operacionais cresceram 12,7%.

A CVC terminou março com patrimônio líquido negativo em 148,1 milhões de reais em comparação a um saldo de 799,2 milhões no fim de 2019.

O total disponível caixa e equivalentes ficou em 606 milhões de reais ante 365,7 milhões no final do ano passado. Porém, a linha contas a receber caiu de 3 bilhões para 2 bilhões de reais no período.

Em relatório sobre o balanço, a KPMG cita “incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional” da companhia e que “os planos da companhia consistem substancialmente em realização de aumento de capital e negociação com os debenturistas para repactuação dos vencimentos previstos para 2020”.

Executivos da empresa vão falar sobre os rumos da CVC na tarde desta quinta-feira em teleconferência sobre o resultado do primeiro trimestre.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG904AF-BASEIMAGE

To Top