Agro

Açúcar bruto atinge máxima de 7 meses na ICE; café arábica tem leve alta

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE avançaram 2% nesta terça-feira, para uma máxima de sete meses, diante de temores climáticos em diversas regiões produtores, reduzindo as expectativas de um excedente de oferta em 2020/21, e da alta nos preços do petróleo.

Os futuros do café arábica terminaram a sessão com ganho modesto, mas afastando-se ainda mais da mínima de dois meses registrada na semana passada.

AÇÚCAR

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 0,27 centavo de dólar, ou 2,0%, a 13,88 centavos de dólar por libra-peso, maior nível desde 2 de março.

* O primeiro contrato rompeu resistência a 13,77 centavos, com operadores citando preocupações em relação ao clima seco no Brasil, onde a umidade do solo segue abaixo da média.

* O tempo seco no Brasil pode reduzir a produção de açúcar na reta final da safra atual, além de impactar a produtividade na temporada 2021.

* A situação no Brasil, além dos problemas na Tailândia, Rússia e União Europeia, é vista como algo que pode reduzir o excedente global de oferta projetado para 2020/21.

* Por outro lado, a ampla posição comprada mantida por fundos pode resultar em correções para baixo, afirmaram operadores.

* O açúcar branco para dezembro avançou 5,70 dólares, ou 1,5%, para 378,90 dólares a tonelada.

CAFÉ

* O contrato dezembro do café arábica fechou em alta de 0,45 centavo de dólar, ou 4,0%, a 1,0765 dólar por libra-peso. O vencimento de primeiro mês havia atingido uma mínima de mais de dois meses (1,0490 dólar) na sexta-feira.

* Operadores destacaram que os estoques certificados pela bolsa seguem em queda, embora a diminuição na oferta de café de origens mais comuns, como Honduras, tenha sido parcialmente compensada pela classificação de algumas ofertas do Brasil para potencial entrega à bolsa.

* “Até agora, a taxa de aprovação para o Brasil tem sido muito baixa, em torno de 40%. Isso provavelmente fará com que, no futuro, algumas casas de trading apertem o ‘pause'”, disse a Cardiff Coffee Trading em relatório.

* O café robusta para novembro recuou 13 dólares, ou 1,0%, para 1.255 dólares a tonelada.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG9522U-BASEIMAGE

To Top