Alternativa para acessar serviços do governo sem sair de casa
Benefícios

Alternativa para acessar serviços do governo sem sair de casa

internet curso computador

Alternativa para acessar serviços do governo sem sair de casa. O crescimento dos meios digitais há muito saiu da esfera bancária, hoje em dia é possível acessar documentos, fazer solicitações, pegar certidões, eliminar papel – como as carteiras de habilitação, documentos de veículos automotores e o Meu INSS -, entre tantos outros documentos. Atualmente, 80 milhões de pessoas estão cadastradas na plataforma do governo federal. Para se ter uma ideia, de 3,8 mil serviços do governo federal, 60% estão digitalizados. E como ter acesso a esses documentos? É simples, basta criar login e senha no portal gov.br.

“Não é só o governo federal que ganha com a integração ao gov.br , mas também estados, municípios e, principalmente, o cidadão. É possível receber atendimento inteiramente online pelo gov.br em vez de procurar o atendimento presencial ou mesmo telefônico em órgãos públicos”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Um dos serviços, ainda em fase de implantação, que é possível fazer de forma digitalizada e à distância é a prova de vida do INSS, suspensa até dia 31 deste mês por conta da covid-19. Desde agosto está em curso um projeto-piloto para que os aposentados realizem a prova de vida, exigida anualmente, de forma online, pelo reconhecimento facial do gov.br. No Estado do Rio de Janeiro 32 mil pessoas serão convidadas a participar do projeto.

O aposentado Mauro Elysio Tavares de Mello, 56 anos, de Niterói, no Rio de Janeiro, foi um dos convidados: “Em razão da pandemia, imaginei que o governo iria editar algum normativo, alguma mudança no critério, a fim de que as pessoas não precisassem se expor em filas para fazer a prova de vida. Num pandemônio como é com filas, eu não iria me expor, não”. “Foi uma medida extremamente positiva fazer a prova de vida pelo celular”, avalia o aposentado.

De acordo com o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, o governo federal acelerou a transformação digital durante a pandemia. “São mais de 400 serviços transformados em digitais durante esse período, o que traz benefícios para toda a população”.

Estudantes de baixa renda poderão ter acesso de graça pela internet

“Aqueles que estão incluídos digitalmente, têm os serviços 24 horas por dia e acessam no conforto de seus lares, sem precisar de deslocamento. Aqueles que porventura precisem comparecer a uma agência de atendimento, têm também vantagens porque parte da fila de pessoas que ali estariam já migrou para o canal digital”, afirma.

Como criar login e senha no gov.br
Acesse o portal gov.br
Clique em “acessar a sua conta gov.br”
Clique em “crie sua conta”
Informe os seguintes dados: CPF, nome completo, telefone celular e email
Clique em “Não sou um robô” e, após ler os termos de uso, em “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”
Responda as questões realizadas pelo sistema para validar seus dados
Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado
Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio
O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso
Após isso, clique em “criar senha” e pronto!

Confira como entrar no portal
Acesse o portal gov.br
Clique em “acessar a sua conta gov.br”
Informe o seu CPF e clique em “próxima”
Insira a sua senha cadastrada e clique em “entrar”.

Esqueci a senha, e agora?
Acesse o portal gov.br
Clique em “acessar a sua conta gov.br”
Informe o seu CPF e clique em “Próxima”
Clique em “Esqueci a minha senha”
Você será direcionado a uma nova página. Nela, informe o seu CPF, clique em “Não sou um robô” e, depois, em “Continuar”
Escolha como você prefere receber o pedido de confirmação: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado
Clique em continuar. Após isso, você receberá um e-mail ou SMS com um link para que você possa recadastrar uma nova senha
Informe seu CPF e a nova senha. Confirme a nova senha e clique em “Criar senha”.
Após isso, você receberá a seguinte mensagem “Recadastro da conta de acesso finalizado com sucesso!”. Fonte O Dia

To Top