Africa

Cheptegei tentará bater recorde dos 10.000 metros em evento especial em Valência

Por Richard Martin

VALÊNCIA (Reuters) – Menos de dois meses depois de ter batido o recorde mundial dos 5.000 metros, o ugandense Joshua Cheptegei tentará agora superar a melhor marca dos 10.000 metros em um evento especial que acontecerá em Valência, na quarta-feira.

Medalha de ouro nos 10.000 metros no Mundial de Atletismo no ano passado em Doha, Cheptegei pretende superar o tempo de 26min17s53 estabelecido por Kenenisa Bekele em 2005.

Cheptegei, de 23 anos, tomou o recorde dos 5.000 metros do etíope Bekele durante a Diamond League de Mônaco, em agosto, ficando 1s99 abaixo da marca anterior, que durava 16 anos, ao cruzar a linha de chegada em 12min25s36.

Sua equipe, a NN Running, sediada na Holanda, organizou o Dia do Recorde Mundial, e Cheptegei terá a ajuda de outros corredores que ditarão o ritmo que ele deverá manter a cada momento, entre eles o ex-campeão holandês Roy Hoornweg, assim como o australiano Matt Ramsden e o queniano Nicholas Kipkorir, ambos finalistas no Mundial de Atletismo.

Apesar da falta de apoio das arquibancadas, Cheptegei poderá contar com ajuda da tecnologia Wavelight, que coloca luzes na pista para indicar o ritmo de corrida que deve ser estabelecido para se chegar à marca.

Cheptegei já fez história ao superar o recorde que durava 10 anos dos 10 quilômetros em corrida de rua, também em Valência, usando o tênis Nike Zoom Vaporfly, provocando um grande debate no mundo do atletismo.

“Estou muito empolgado em ter a chance de mirar no recorde mundial dos 10.000 metros”, disse ele no mês passado. “Como minha performance em Mônaco mostrou, estou em ótima forma, então quero tirar o melhor de minha forma atual.”

“O recorde mundial dos 10.000 metros de Kenenisa é um dos mais difíceis atualmente, mas meu treino continua a ir bem e isso realmente me dá confiança de que posso estabelecer outro recorde.”

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG951MT-BASEIMAGE

To Top