Benefícios

Segurados estão sendo notificados pelo INSS devido a documentos incompletos

Segurados estão sendo notificados pelo INSS devido a documentos incompletos. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar os segurados que precisam cumprir algum tipo de exigência para que seus pedidos de benefícios possam ser analisados.

Existem 827 mil pedidos de exigências pendentes em todo o país.
Quando o cidadão recebe uma notificação de cumprimento de exigência, ele precisa entregar algum documento ou prestar informações para que o INSS possa analisar se há ou não direito ao benefício solicitado.

A notificação que será enviada para o celular é automática e aparece no visor do aparelho que possui o aplicativo Meu INSS instalado.

Também nesta quarta, o INSS passou a telefonar para segurados que precisam cumprir exigências. As ligações são realizadas pela Central 135.

Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).
Nesta fase, cerca de 325 mil segurados deverão ser contatados por um atendente do instituto.

Além da notificação pelo Meu INSS e a ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como mandar a documentação.

Ao contatar o cidadão, o INSS informa qual documento ou informação precisa. Mas esses dados também ficam disponíveis para consulta pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Em São Paulo, também é possível entrar em contato com os plantões, cujos telefones e endereços de emails constam nas portas das agências. Quem mora no estado, além de poder usar o Meu INSS, tem a opção de encaminhar cópia simples da documentação por meio do serviço dos Correios ou levar pessoalmente o envelope lacrado até uma das agências da Previdência.

Veja ao lado as instruções para entregar a documentação pessoalmente.

To Top