Auxílio Emergencial

Problemas que impedem o funcionamento do App do Caixa Tem

Problemas que impedem o funcionamento do App do Caixa Tem. Diversos leitores têm entrado em contato com a coluna para reclamar de problemas com o aplicativo Caixa Tem.

O aplicativo é utilizado para fazer os saques do auxílio emergencial e também do saque emergencial do FGTS, além do dinheiro do BEM (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).

Após suspeitas de fraudes no aplicativo, a Caixa bloqueou e suspendeu diversas contas e com isso alguns usuários estão tendo dificuldade de fazer o aplicativo funcionar de novo.

Enviamos alguns dos casos relatados pelos leitores à coluna para a Caixa Econômica Federal, que forneceu as respostas para cada caso.

Esperamos que a solução informada possa ajudar outros leitores também. Confira cada uma das respostas:PUBLICIDADE

1. TROCA DE NÚMERO DE CELULAR

Dúvida da internauta Lúbia

Não consigo trocar o número do celular do meu marido para que ele tenha acesso ao código de acesso para receber o auxílio. O que fazer?

Dúvida do internauta Adirlécio

Não utilizo mais o número do celular que está no Caixa Tem. Como atualizar o novo?

O QUE FAZER:

A Caixa respondeu que para garantir a segurança dos beneficiários e seus recursos contra a ação de quadrilhas fraudulentas, a atualização cadastral para acesso ao Caixa Tem, como número do celular, e-mail, senha, dentre outras informações, está sendo realizada em qualquer unidade da Caixa, com a devida identificação do cidadão mediante a apresentação de documento com foto.

2. PERDA DE E-MAIL OU DE SENHA

Dúvida da internauta Lidia

Meu irmão não lembra o e-mail nem a senha para ter acesso ao Caixa Tem. O que fazer?

O QUE FAZER:

Compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para garantir a identificação para fazer a atualização cadastral.

3. PROBLEMA DE ACESSO AO APLICATIVO

Dúvida da internauta Ana Lúcia

O Caixa Tem não abre. Coloco meu CPF e quando eu vou em ‘continua’ ele volta para o início de novo. O que eu faço?

O QUE FAZER

– Verifique se o aplicativo está atualizado. Caso não esteja, é preciso atualizar.

– Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para resolver o problema.

4. SEM E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Dúvida do internauta Andres Felipe

Fiz cadastro no Caixa Tem. Quando cheguei na opção de confirmação do email nunca chegou o e-mail. O que eu posso fazer?

O QUE FAZER:

– Verifique se o e-mail não foi para a caixa de SPAM.

– Verifique se o aplicativo está atualizado. Caso não esteja, é preciso atualizar.

– Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para fazer a atualização cadastral.

5. CONTA NÃO LOCALIZADA

Dúvida da internauta Vera Lúcia

Quando vou acessar o Caixa Tem diz que não estou cadastrada na conta social. O que fazer? É meu quarto pagamento e nunca deu isso.

O QUE FAZER:

Às vezes o problema pode estar no acesso simultâneo de muitas pessoas ao sistema. Nesse caso, tente acessar o aplicativo em outro horário para aguardar o descongestionamento do sistema.

Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para garantir a identificação.

6. ERRO DE CADASTRO NA POUPANÇA SOCIAL

Dúvida da internauta Viviane S.S.C:

Sophia, preciso de uma ajuda. Sou nascida em fevereiro, até hoje (20/8) não consegui ter acesso ao Caixa Tem, pois minha poupança digital social não foi aberta. Já fui diversas vezes na Caixa e eles dizem que por conta de algum erro no meu cadastro não foi possível a abertura automaticamente dessa conta e nessas minhas idas ao banco os atendentes me dizem que fizeram uma atualização no sistema com meus dados e eu teria que aguardar cerca de 20 dias para que o sistema da Caixa fizesse atualização e assim abrir minha conta.  Isso já faz um mês e meio e nada ainda. Não sei mais o que fazer.

O QUE FAZER:

A Caixa esclarece que para efetuar o Saque Emergencial do FGTS é preciso estar com os dados cadastrais atualizados.

O banco informa também que a regularização cadastral da leitora Viviane foi efetuada e o crédito do saque emergencial realizado. “Orientamos que a cliente acompanhe as informações referentes ao pagamento pelos aplicativos FGTS e CAIXA Tem.”

7. PARCELA DO AUXÍLIO NÃO CAIU NA CONTA

Dúvida da internauta Juliana dos S.S.

“Liguei no 111 e diz que minha terceira parcela do auxílio foi creditada na minha conta digital , mas quando entro na conta do Caixa Tem, não tem nada. O que fazer?”

O QUE FAZER:

A Caixa respondeu que o cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Lei 13.982/2020 e está sendo reavaliado pelo Ministério da Cidadania.

“A informação está sendo corretamente apresentada no site e no telefone 111. Nesse caso, orientamos que ela busque informações adicionais na central de atendimento do Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121.”

Como acompanhar o processo de análise?

O processo pode ser acompanhado por meio do site da Caixa, do aplicativo, ou do portal da Dataprev.

8. DOCUMENTO REJEITADO

Pergunta da internauta Neide, que se propôs a ajudar Valdeir R. S:

“O que fazer quando a pessoa vai pessoalmente na Caixa levar os documentos exigidos e continua na mesma, bloqueado? O caso é de um amigo que mora num sítio, pessoa simples e que não tem como estar vindo na cidade sempre. Eu que fiz o cadastro dele. Foi aprovado. Não consegui acessar o app Caixa Tem mesmo ele indo pessoalmente.  Ele levou os  ocumentos mas até hoje não conseguiu receber nem a primeira parcela do auxílio.”

O QUE FAZER:

A Caixa respondeu que o sr. Valdeir R.S. teve o processo de avaliação documental rejeitado e deve procurar a agência pessoalmente para finalizar o processo.

Por que um documento pode ser rejeitado?

Se o documento de identificação estiver danificado ou ilegível, o banco pode rejeiar esse documento porque é preciso confirmar a identidade correta da pessoa para que ela tenha acesso à sua conta e ao dinheiro. Se o documento estiver muito desatualizado (RG com mais de 10 anos, por exemplo), também é possível que ele seja rejeitado para evitar fraudes.

Tutoriais sobre aplicativo Caixa Tem em vídeo

A Caixa disponibiliza alguns tutoriais sobre como utilizar o aplicativo em vídeo. Confira como acessar o aplicativo e validar o dispositivo. Para conferir os outros vídeos, clique neste link e role a página até o fim. Fonte R7

To Top